Na manhã deste sábado (12), atletas, vereadores e secretários da Prefeitura Municipal de Patos do Piauí, participaram de uma reunião para apresentação do projeto “Unidos pelo futebol: jovens talentos em campos”. O projeto faz parte de uma parceria entre o Instituto Flor de Cajueiro e a Secretaria de Esportes do Estado, cujo objetivo tem sido administrar, coordenar, dirigir e fomentar a Cultura, Esporte e Educação.
O projeto irá envolver o público de 240 jovens, na faixa etária de 9 a 17 anos, matriculados e frequentando as escolas do município. Os jogos serão realizados nos Polos Esportivos na sede da cidade de Patos do Piauí, Povoado Cajueiro, Estádio Municipal de Patos do Piauí e campo de futebol do Povoado Cajueiro.
De acordo com a proposta do instituto é preciso que haja um “olhar sensível, principalmente para as crianças e adolescentes que vivem nesse território, onde muitas vezes o acesso à educação, esporte, lazer, cultura e assistência social são remotas”.
O esporte é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de valores como moral, ética, solidariedade, fraternidade e cooperação entre os jovens.
O projeto desenvolverá esportes nas modalidades futsal, tênis de mesa, basquete e corrida de rua. A expectativa é de que cerca de mil pessoas se envolvam no projeto que é voltado para garotos e garotas. Também estiveram presentes na apresentação do projeto, a presidente do Instituto Flor do Cajueiro, Manuela Maria de Sousa, e o responsável técnico pelo projeto na comunidade Cajueiro, zona rural de Patos, Marcos Vinícius de Sousa Santos.
“O projeto irá reforçar e fortalecer a prática do futebol de campo e futsal nas escolas do município de Patos do Piauí, incentivando a maior participação dos jovens, como elemento humanizador para a qualidade de vida e clima organizacional dos participantes”, disse a diretora do Instituto.
Sobre o Instituto
O Instituto Flor do Cajueiro é uma entidade da Sociedade Civil sem fins lucrativos sediada no estado do Piauí, com caráter de entidade complementar a ação do Estado nas suas diversas esferas. Composta por representantes do território, e possui uma rede de parceiros e de técnicos que prestam serviços a entidade conforme as demandas. Tem sua atuação focada em projetos de desenvolvimento social, econômico, esportivo, cultural, e considera que o semiárido tem grande potencial produtivo e de espaço de vida.
Centrado na expansão e fortalecimento da agricultura familiar e das suas organizações, do envolvimento da sociedade geral, valorizando as questões culturais e a potencialidade local, por meio de metodologias educativas e participativas, integradas às dinâmicas locais, buscando viabilizar as condições para o exercício da cidadania e a melhoria da qualidade de vida da sociedade. Pauta ainda suas ações no incentivo a participação das mulheres, pois conta com um grande número de técnicas em Ater, e ainda incentiva o protagonismo da juventude, apostando que a promoção de ações pode contribuir com o incentivo de ações que reforcem a juventude como protagonistas, por meio de práticas desportivas.