26 C
Jacobina do Piauí
5 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Projeto do deputado Jadyel Alencar propõe programa nacional letramento digital para idosos

Jadyel Alencar - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4263/24 do deputado Jadyel Alencar que propõe a criação do Programa Nacional de Letramento Digital para Pessoas Idosas. A medida, que será incorporada à Política Nacional de Educação Digital (Lei 14.533/23), tem como objetivo reduzir a vulnerabilidade dos idosos no ambiente digital e garantir mais autonomia no uso da tecnologia.

O programa pretende promover a inclusão digital entre idosos; capacitar esse público para uma navegação segura, reduzindo riscos de fraudes e golpes virtuais; além de estimular a confiança e a autonomia digital, visando fortalecer o uso de dispositivos e plataformas online.

A proposta prevê que a iniciativa seja desenvolvida em parceria com instituições públicas e privadas, incluindo Centros de Referência de Assistência Social (Cras), centros de convivência para idosos, instituições de ensino técnico e superior, bancos e outras instituições financeiras.

Autor da proposta, o deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI) destaca que, apesar dos avanços na digitalização de serviços bancários e de atendimento público, a tecnologia também trouxe riscos para os idosos.

“Golpes como a ‘falsa central do banco’, o ‘falso motoboy’ e fraudes com maquininhas adulteradas têm vitimado cada vez mais os idosos, especialmente aqueles que enfrentam barreiras tecnológicas e limitações físicas, como problemas de visão e destreza manual”, destacou o parlamentar.

Para evitar esse tipo de situação, o projeto prevê que o programa seja acessível, utilizando materiais didáticos adaptados às necessidades visuais, auditivas e motoras dos idosos.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania, para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais