23.9 C
Jacobina do Piauí
5 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauíPolítica

Projeto de lei quer proibir uso de maconha em ambientes coletivos e prevê interdição de estabelecimentos no Piauí

Cigarro de Maconha / Foto ilustrativa: Getty Images

Um projeto de lei quer regulamentar a proibição do uso de maconha em ambientes coletivos, públicos ou privados, no Piauí. O texto foi aprovado na segunda-feira (15), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Agora, será analisado pela Comissão de Saúde, Educação e Cultura e, caso aprovada, será votada em Plenário.

A proposta considera como coletivos ambientes “com circulação ou presença simultânea de pessoas, a exemplo de vias e praças, parques, estádios, escolas, hospitais, repartições, terminais, meios de transporte coletivo, repartições privadas de acesso público, condomínios e áreas comuns de clubes”.

Em caso de descumprimento, o projeto de lei prevê como penalidades: advertênciamulta de até R$ 2.370 para usuários de maconha e de até R$ 23.700 para os estabelecimentos, além de interdição temporária.

Determina ainda que pelo menos 50% do valor arrecadado com as penalidades seja destinado a programas de prevenção e acolhimento de usuários de maconha, e ações de segurança e educação para o trânsito.

Segundo o deputado Henrique Pires (MDB), autor da proposta, o objetivo é proteger a saúde pública.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais