29.9 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPicosSaúde

Profissionais de Picos participam de especialização do Sírio Libanês

Profissionais de saúde de Picos participaram, na manhã desta terça-feira (28), no auditório da Universidade Federal do Piauí (UFPI), da aula inaugural dos cursos de especialização ofertados pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital Sírio Libanês, uma das mais renomadas e reconhecidas instituições de saúde do Brasil.

Os projetos se constituem em estratégia para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e integram o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi).

Além dos profissionais, participaram também da aula inaugural o prefeito Padre Walmir Lima; a secretária de Saúde, Socorro Carvalho; a gestora de aprendizagem do Instituto Sírio Libanês, Rosa Maria Bueno; a secretária de Saúde de Oeiras, Auridene Moreira; o presidente do Conselho de Saúde de Picos, Júlio Araújo e a vice-presidente da UFPI de Picos, Maria do Socorro Meireles.

Os cursos que serão oferecidos, são: Regulação e Saúde; Emergência e Saúde Pública; Vigilância em Saúde; Gestão da Clínica e Preceptoria.  18 profissionais da cidade estão participando dos cursos.

A gestora de aprendizagem do Instituo Sírio Libanês, Rosa Maria Bueno, informou que 118 municípios estão participando dos cursos. Ela afirmou ainda que a especialização tem um foco diferenciado. “O nosso objetivo é a intervenção na realidade local. Enquanto as pessoas estão se especializando, ao mesmo tempo estão aplicando o seu conhecimento imediatamente no seu processo de trabalho de cada local que eles representam”, explicou.

O prefeito Padre Walmir Lima destacou a importância dos cursos. Segundo ele, não basta o conhecimento técnico e a estrutura para trabalhar na saúde pública, mas também é necessário a boa vontade, a excelência no trabalho e o amor no que faz. “Nós vamos estar trabalhando e procurar estar melhorando nesses pontos para melhorar ainda mais a saúde pública de Picos”, disse.

O assessor técnico da Secretaria de Saúde de Picos, Eduardo Carvalho, destacou que é importante os profissionais estarem participando dos cursos, uma vez que vão se aperfeiçoar e aplicar na prática profissional. “Os cuidados clínicos, a assistência as pessoas e a gestão de saúde do município se fortaleça e aconteça da melhor forma possível”, frisou.

Os cursos vão até dezembro e vão culminar com a elaboração de um projeto aplicativo dos profissionais em seus locais de trabalho.

 

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais