25 C
Jacobina do Piauí
21 de maio de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralInternacional

Produção industrial tem 0,3% de aumento em relação a setembro, segundo IBGE

Foto: José Fernando Ogura/AEN-PR

A produção industrial subiu 0,3% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta sexta-feira, 2, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado ficou dentro das estimativas de analistas captadas pelo Projeções Broadcast, que iam de uma queda de 0,6% a um avanço de 2,1%, com mediana negativa em 0,1%.

Em relação a outubro de 2021, a produção subiu 1,7%, acima da mediana de 1,2% das estimativas, cujo intervalo ia de variação nula a aumento de 7,0%. No acumulado do ano, a indústria teve queda de 0,8%. No acumulado em 12 meses, houve recuo de 1,4% O índice de Média Móvel Trimestral da indústria registrou declínio de 0,4% em outubro, de acordo com o IBGE.

A produção da indústria de bens de capital encolheu 4,1% em outubro ante setembro. Na comparação com outubro de 2021, o indicador caiu 0,2%. Os dados fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta manhã de quinta-feira pelo IBGE.

Em relação aos bens de consumo, a produção registrou ligeira alta de 0,3% na passagem de setembro para outubro. Na comparação com outubro de 2021, houve alta de 2,4%. Na categoria de bens de consumo duráveis, a produção caiu 2,7% em outubro ante setembro. Em relação a outubro de 2021, houve alta de 11,8%.

Entre os semiduráveis e os não duráveis, houve alta de 0,3% na produção em outubro ante setembro. Na comparação com outubro de 2021, a produção subiu 0,4%. Para os bens intermediários, o IBGE informou que a produção subiu 0,7% em outubro ante setembro. Em relação a outubro de 2021, houve uma alta de 1,9%.

Fonte: Estadão Conteúdo 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais