26 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralOeiras

Procissão de Bom Jesus dos Passos reúne multidão e autoridades em Oeiras e marca início da Semana Santa no Piauí

A tradicional Procissão de Bom Jesus dos Passos, realizada nesta sexta-feira (27), em Oeiras, reuniu milhares de fiéis e diversas autoridades políticas, consolidando o evento como um dos mais importantes momentos de fé e devoção do estado. Considerada um dos principais marcos da abertura da Semana Santa no Piauí, a celebração também se destaca pelo forte potencial de turismo religioso.

Durante a programação, os romeiros e moradores ocupam as ruas desde as primeiras horas do dia, reforçando as atividades nas igrejas e espaços históricos da cidade. O momento simbólico  preparação para o cortejo que relembra os últimos momentos de Jesus Cristo rumo ao Calvário.

O prefeito de Oeiras, Hailton Alves, enfatizou o significado da data para o município, destacando que a cidade recebe um grande número de fiéis todos os anos. “Sexta-feira de Passos é o momento maior da nossa cidade, o dia mais simbólico da nossa religiosidade e história de mais de trezentos anos. Recebemos romeiros de várias cidades que vêm presenciar essa procissão que acontece há mais de 180 anos”, declarou.

Na oportunidade, o gestor ainda reforçou o desenvolvimento da cidade em todos os setores. “Oeiras hoje é um canteiro de obras, com ações na zona urbana e rural, fruto de parcerias com os governos estadual e federal e recursos próprios”.

AUTORIDADES POLÍTICAS

Presente no evento religioso, o senador Marcelo Castro ressaltou a grandiosidade da tradição. “Tradição secular de Oeiras, a Procissão de Bom Jesus dos Passos é uma tradição religiosa importantíssima. Nós conservamos essa tradição e é um acontecimento de turismo religioso. Se calcula que entre 20 e 30 mil pessoas vêm professar a sua fé em Cristo”, afirmou.

A procissão também contou com a presença do governador Rafael Fonteles, que ressaltou o impacto cultural e econômico do evento. “É uma tradição centenária, um momento de fortalecer a fé, mas também de perceber o potencial do turismo religioso. Oeiras tem investido nesse patrimônio cultural e religioso para ampliar o desenvolvimento”, disse.

O pré-candidato a vice-governador Washington Bandeira enfatizou o caráter espiritual do período e a felicidade em participar, pela primeira vez, da procissão. “Celebração muito importante para fortalecer e renovar a fé nesse período da Semana Santa, que é de oração, reflexão e conversão. Devemos transformar isso em ações, com solidariedade e fraternidade”, frisou.

Para o prefeito de São José do Piauí, Admaelton Bezerra, o momento vai além da religiosidade, mas movimenta toda a região em um único espírito. “Momento muito importante para a vida espiritual de todos nós, principalmente para quem vive na região de Picos. É um momento de muita fé e adoração, e não poderíamos ficar de fora. Muita saúde e paz para as famílias piauienses, pois tendo isso é o suficiente para viver feliz”, pontuou.

O deputado Franzé Silva destacou a relevância simbólica da cidade, frisando que a sua participação ocorre durante todos os anos para o fortalecimento da fé neste período. “Todos os anos faço questão de estar aqui. Oeiras é a capital da fé, onde não só os oeirenses, mas toda a região vem renovar esse momento em nós. No Nordeste, Oeiras é referência dessa tradição”, comentou.

Seguindo a comitiva, o deputado Firmino Paulo enfatizou a parceria firmada com o município e lideranças, reforçando o compromisso pela cidade e a importância do momento para a fé. “Junto com Rafael, o prefeito e todos os líderes do município e amigos que levam as demandas de Oeiras para a Assembleia Legislativa, caminhar e professar a nossa fé na querida cidade”, considerou.

O vereador de Teresina Dragalana colaborou com os símbolos da procissão, como a vestimenta roxa, marco da participação dos fiéis durante a agenda católica. “Momento de fé e gratidão para reunir não só o povo de Oeiras, mas todo o povo. Estamos com nossa camisa roxa, símbolo do dia da procissão, juntamente com a comitiva do governador Rafael, com o deputado Georgiano Neto e o senador Júlio César, para prestigiar esse momento”.

O deputado Evaldo Gomes destacou a forte mobilização popular em meio à tradição. “Oeiras é a capital da fé e a gente está aqui mais uma vez. É uma procissão tradicional que mobiliza pessoas de todos os cantos do estado. É um momento de fé, oração e de agradecer a Deus por essa oportunidade”, disse.

A procissão de Bom Jesus dos Passos contou com a presença do senador Ciro Nogueira e do pré-candidato a governador pela oposição Joel Rodrigues, entre outras lideranças políticas.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais