23 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Primeira superlua de 2023 é vista no Piauí; veja fotos

Superlua é vista no Piauí — Foto: Reprodução /TV Clube

Na noite desta segunda-feira (3) a lua ficou maior e mais brilhante. Trata-se da superlua, fenômeno registrado pela primeira vez neste ano. A superlua pôde ser observada por vários lugares do mundo, inclusive, no Piauí.

Fenômeno foi registrado nesta segunda-feira (3) — Foto: Reprodução /TV Clube

Fenômeno foi registrado nesta segunda-feira (3) — Foto: Reprodução /TV Clube

Polêmica

A lua vista nesta segunda (3) está sendo alvo de divergências de classificação, já que diferentes entidades consideram critérios distintos para determinar se tivemos uma “superlua” ou apenas uma clássica lua cheia.

A Nasa considerou o satélite natural da Terra desta segunda como uma superlua. Porém, para o calendário astronômico do Observatório do Valongo, o Observatório Nacional e o Observatório Real de Greenwich, por exemplo, as superluas serão registradas neste ano somente em 1º de agosto e 30 de agosto.

Superlua no Piauí — Foto: Reprodução /TV Clube

Superlua no Piauí — Foto: Reprodução /TV Clube

Sobre a superlua

A superlua ocorre quando a lua cheia acontece próxima ao perigeu (quando ela está mais próxima da Terra), o que resulta em uma lua cheia ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais.

Esse período é chamado de perigeu porque o nosso satélite natural aparece no céu cerca de 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.

A expressão “superlua” não tem exatamente uma definição astronômica. Um astrólogo inventou essa palavra, que ficou famosa. Foi o Richard Nolle, em 1979.

Por causa disso, alguns sites de astronomia começaram a usá-la. No entanto, como esse não é um conceito importante para o campo, sua definição não é aceita por todos e seus critérios de classificação não são um consenso.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais