22.9 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Presidente da União Europeia confirma apoio para construir maior usina de hidrogênio verde no Piauí

Presidenta da Comissão Europeia (CE), Ursula van der Leyen - Foto: Ricardo Stuckert / PR

A presidente da União Europeia (UE), Ursula von der Leyen, confirmou, na manhã desta segunda-feira (20), o apoio para a construção da maior usina de hidrogênio verde em Parnaíba, no litoral do Piauí.

Ursula Leyen declarou o apoio ao participar, através de videoconferência, de um grande evento sobre o tema que acontece em Bruxelas (Bélgica). O governador Rafael Fonteles foi um dos palestrantes.

“Estamos anunciando o apoio da União Europeia para construir um dos maiores projetos de hidrogênio do mundo no Piauí. Faz parte de uma estratégia de investimento global de R$ 2 bilhões de euros na cadeia econômica do hidrogênio no Brasil. Este novo Parque de Energia Verde será produtor de 10 gigawatts de hidrogênio e amônia limpos que serão enviados para a ilha de KrK, na Croácia. De lá o hidrogênio piauiense será distribuindo para servir como combustível para indústrias offtakers no sudeste da Europa”, disse a presidente.

 “Isso confirma toda a confiança da Europa no nosso projeto. Tudo isso é resultado de um novo momento que o Piauí vivencia que, sem dúvida, será de mais prosperidade, de mais desenvolvimento, repercutindo positivamente na geração de novas oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, disse o governador direto de Bruxelas.

Ursula von der Leyen afirmou que o projeto piauiense é um dos maiores do mundo em H2V e destacou a capacidade de geração de energia da usina.

A usina no Piauí será instalada pela empresa europeia Green Energy Park (GEP), na Zona de Exportação de Parnaíba (ZPE). A previsão é de iniciar as obras no final de 2024, com o início das operações após dois anos.  A usina, batizada de Green Energy Park Piauí, aproveitará a estrutura do Porto de Luís Correia para exportar o hidrogênio, na forma de amônia, e abastecer indústrias da Europa pelo Porto de Krk, na Croácia, país onde a Green Energy Park está sediada.

Foto: CCOM

Em sua palestra, Rafael Fonteles destacou o Piauí como um dos lugares mais viáveis do Brasil para a produção de hidrogênio verde. Em seguida, o governador visitou o estande do Governo do Piauí no evento e comemorou a presença de interessados. “A gente está vendo aqui, pela própria movimentação do estande, o grande interesse no estado do Piauí nesta área do hidrogênio verde e da amônia verde”, pontuou em suas redes sociais.

O embaixador brasileiro junto à comunidade econômica europeia, Pedro Miguel da Costa e Silva, e os diplomatas Igor Vidal e Elias Luna prestigiaram a palestra de Rafael Fonteles e compareceram ao estande do Piauí.

Finalizando a agenda de segunda-feira (20), o governador abrirá a 3ª Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, onde destacará a importância do Piauí no cenário internacional e assinará acordos de parcerias estratégicas.

Rafael Fonteles iniciou sua viagem à Europa no último sábado (18). Ele esteve na Croácia, no domingo (19), e encerrará a missão em Portugal na próxima quarta (23). O principal objetivo da viagem é atrair investimentos ao Piauí na área de energias renováveis e hidrogênio verde.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais