18 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
Caridade do PiauíDestaqueGeral

Prefeituras enfrentam dificuldades: ‘é inevitável o corte nesse momento’, diz presidente da APPM

Prefeito Toninho

As prefeituras municipais no Piauí estão enfrentando dificuldades financeiras após reduções nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, em julho deste ano, ocorreu uma redução de 30% nos repasses do FPM e a previsão é que, a partir do dia 30 de agosto, as prefeituras recebam 50% a menos do valor que era repassado no mesmo período do ano passado.

“Os gestores estão preocupados, teremos que tomar ações de redução custos da máquina e, ao mesmo tempo, a gente faz esse apelo ao Governo Federal para liberar as ementas de custeio, dando agilidade, sobretudo, na área de saúde, que é muito importante”, declarou o presidente da APPM.

Toninho de Caridade informou que 90% dos municípios piauienses dependem dessas ementas para oferecer bons serviços à população, para manter as obrigações tanto de folha de pagamento quanto de insumos.

“Os municípios terão que reduzir a máquina em 30%, no mínimo, para poder manter o funcionamento reduzido e as folhas em dia. Comissionados, combustíveis, locação, cada gestor terá que avaliar onde poderá cortar, mas, é inevitável o corte nesse momento”, disse.

Os presidentes das associações dos municípios dos nove estados do Nordeste devem realizar uma mobilização junto à bancada federal para pressionar o Governo Federal e, assim, conseguir a liberação de recursos financeiros aos municípios.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais