A Prefeitura de Lagoa do Barro do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, nesta quarta-feira, 22, uma roda de conversa sobre o Setembro Amarelo, mês que marca a campanha nacional dedicada à prevenção ao suicídio. O objetivo da gestão municipal foi reforçar a importância do diálogo e destacar a importação da valorização da vida.
Durante o evento, o psicólogo do município Marco Túlio, fez uma importante explanação com foco no tema central da roda de conversa e chamou a atenção do público sobre como identificar comportamentos de risco e os sinais de alerta da pessoa com intenção de suicídio, o mesmo abordou o tema com muita leveza e clareza, ressaltando a importância da valorização da vida e a prevenção ao suicídio.
O Secretário Municipal de Saúde, Marquino Rocha, afirmou que o momento é muito importante para todos e agradeceu o prefeito Gilson Nunes pelo apoio de sempre. “Esse momento é muito importante para todo nós que estamos aqui, vamos sair daqui levando formação para aprendermos a quando ver alguém com dificuldade, pensar em ouvir mais e julgar menos, porque a dor de ninguém a gente não sabe sentir”, pontua Marquino Rocha.
O prefeito Gilson Nunes afirmou que Setembro Amarelo é um momento de reflexão, de entendimento e de reativar o conhecimento do tema. Ele destacou que esporte afastar as pessoas do uso de droga e prevenir o suicídio. “Tem vários caminhos que podemos trilhar para ajudar nossos adolescentes e jovens, além de tirar eles das drogas e do alcoolismo, buscar formas de conscientizar nossa população para essa prevenção e ajudar-nos uns aos outros”, disse Gilson Nunes.
“Como coordenador de equipe da administração, cabe a mim, iniciar o aprendizado em relação ao Setembro Amarelo e colocarmos em prática, sair da teoria para a prática. Vamos sentar junto com a secretaria do esporte, de saúde, da cultura e da educação, e juntos pensar no que pode ser feito e prol de tudo isso”, comentou o prefeito.