A Prefeitura de Simões, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, realizou neste sábado (30) a abertura da campanha Maio Amarelo 2026. A ação aconteceu na Praça Matriz e reuniu autoridades, representantes de instituições parceiras e a população para reforçar a importância da conscientização e da segurança no trânsito.
O Maio Amarelo é um movimento nacional voltado à preservação da vida no trânsito e tem como objetivo promover a reflexão sobre a responsabilidade, o respeito e a empatia entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. A iniciativa busca fortalecer ações educativas e incentivar comportamentos que contribuam para a redução de acidentes.
O prefeito Magno Dantas destacou a importância da campanha para a realidade do município e reforçou a necessidade de envolver toda a sociedade na construção de um trânsito mais seguro. O gestor citou a grande infraestrutura da cidade e o alto fluxo de carros, motos e caminhões.
“É importante trazer para a nossa comunidade a reflexão acerca da segurança no trânsito, assim como o uso do capacete, estacionamento correto, carga e descarga, horários de fluxos de trânsito. É um momento importante de conscientização e ressaltamos a nossa parceria com a Câmara Municipal, Ministério Público, Segurança Pública e todas as instituições que precisam andar de mãos dadas com objetivo de melhorar a qualidade do trânsito e segurança dos nossos cidadãos”, afirmou.
Durante o evento, foram apresentados dados alarmantes sobre a realidade do trânsito nas rodovias federais brasileiras. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2025 foram registrados 72.529 sinistros de trânsito, que resultaram na morte de 6.043 pessoas e deixaram 83.550 feridos. Os números representam uma média diária de 199 acidentes e 16 mortes.
O secretário municipal de Transportes, Zezé Moraes, ressaltou que o movimento busca chamar a atenção para a necessidade urgente de mudanças de comportamento no trânsito.
“É um movimento nacional de conscientização pela preservação da vida no trânsito. Estamos para falar sobre algo que envolve a todos nós: a vida. O trânsito no Brasil continua chamando a atenção e reforço a necessidade urgente de conscientização”, destacou.
A campanha Maio Amarelo seguirá promovendo ações educativas e de sensibilização, reforçando que a segurança no trânsito é uma responsabilidade compartilhada para salvar vidas.


























