32.2 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Prefeitura de Jacobina do Piauí promove 1ª Capacitação de Acompanhante Terapêutico para profissionais da saúde e educação

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde, e em parceria com a de Educação, está realizando para os profissionais do município, a 1ª Capacitação de Acompanhante Terapêutico em ABA (Análise do Comportamento Aplicado). O evento está acontecendo na Câmara de Vereadores da cidade.

A capacitação, que está dividida em duas partes, iniciou nesta quarta-feira (20) e encerra a primeira parte na sexta (22), com a capacitação dos profissionais de Saúde e Educação que trabalharão o acompanhamento terapêutico das crianças que fazem parte do Centro de Reabilitação física e cognitiva de Jacobina. Hoje e amanhã as palestrantes debaterão temas ligados à área e, no último dia, os participantes terão uma aula prática.

A segunda parte da capacitação acontece no sábado (23) e está destinada aos pais das crianças que fazem parte do centro de reabilitação. Mais de 30 profissionais estão participando da capacitação que está sendo ministrada pela neuropsicóloga Gabriela Vaz e pela psicóloga Samara Oliveira, que foram trazidas do Estado de São Paulo para a capacitação.

“Essa capacitação é de suma importância para o nosso município, pois prepara tanto nossos servidores quanto os pais dessas crianças que recebem acompanhamento terapêutico no centro de reabilitação. Precisamos, cada vez mais, estar atualizados sobre os transtornos de neurodesenvolvimento” disse o secretário de Saúde, Gilmar Carvalho.

A neuropsicóloga Gabriela Vaz tratou como positiva a iniciativa do município em capacitar os profissionais de Jacobina do Piauí.

“Muito bacana esse investimento que o município está fazendo, na integração da saúde e de trazer os profissionais para adquirirem mais conhecimento para trabalharem com essas crianças, porque hoje a gente vê muitas crianças com diagnóstico do transtorno do neurodesenvolvimento, tanto autismo, TDAH, TOC […] Isso vem se expandindo bastante. Então é bacana terem aberto um centro de tratamento aqui na cidade, estarem capacitando os profissionais para fornecerem um trabalho de qualidade. Pouco se vê esse investimento numa área tão importante”, declarou.

VEJA FOTOS

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais