19.8 C
Jacobina do Piauí
30 de junho de 2024
Cidades em Foco
Caridade do PiauíDestaqueGeral

Prefeitura de Caridade do Piauí promove capacitação intersetorial para rede de proteção social; veja fotos

A Prefeitura de Caridade do Piauí, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou, nesta quinta-feira (27), uma capacitação intersetorial para profissionais da rede de proteção social e cuidados de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência. Com a temática ‘Ênfase Escuta Especializada’, o momento ocorreu na Creche Municipal Constâncio Bento.

O evento foi direcionado para os integrantes da Assistência Social, Educação, Saúde, Conselho Tutelar, Polícia Militar e Administração Pública, tendo como objetivo principal a criação de estratégias para fortalecer a política de atendimento e segurança ao público infanto-juvenil, além de abrir oportunidade para diálogos e trocas de experiências.

A capacitação contou com a presença da primeira-dama Samires Silva, da coordenadora do Comitê Municipal da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes, dos secretários Leocádio Bento (Assistência Social), Claudinéia Carvalho (Saúde), Aldo César (Educação) e Leandro Paiva (Administração), da presidente do CMDCA Cleineilda Xavier, da presidente da Câmara Luzineide Gomes e da conselheira Raquel dos Reis.

A programação foi conduzida pela palestra “Escuta Especializada: Relembrando Passos”, apresentada por Dilma Campos, onde foram expostas as pautas do sistema de garantia de direitos, conceitos de violência e contribuições da lei. A palestrante, também assistente social e secretária executiva do COEGEMAS-PI, destacou que o conceito da escuta protegida é novo, mas que deve ser melhor estudado para que o público trabalhado seja beneficiado.

“É um tema que muitas pessoas ainda não escutaram ou, se ouviram alguma coisa, não tem noção básica do que é a questão da escuta especializada. Tudo isso vem da questão da proteção integral. É uma doutrina dedicada à criança e ao adolescente”, explicou.

Durante a tarde, foi realizada uma oficina sobre troca de experiências acerca das dificuldades e desafios na execução do plano municipal de proteção, enfrentamento e atendimento de crianças e adolescentes vítimas e/ou testemunhas de violência. Na sequência, um tira-dúvidas e apresentação do comitê municipal de gestão da rede de proteção, encerrando com entrega das avaliações e certificação dos participantes.

A primeira-dama, Samires Silva, enfatizou que a capacitação é um evento importante para o município, pois garante uma rede de apoio maior às crianças e adolescentes. Além disso, Samires frisou a força da ação conjunta para que o resultado seja alcançado da maneira projetada pela organização.

“O processo garante que sejam ouvidos de maneira respeitosa, empática e tenham menos traumas no futuro. É fundamental que a capacitação seja feita no município e haja um trabalho intersetorial. Quando o trabalho é feito em conjunto e todos trabalham pela mesma causa, com certeza teremos resultados prósperos no futuro”, declarou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais