30.2 C
Jacobina do Piauí
6 de dezembro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Prefeito eleito de Picos denuncia gestão atual ao TCE por falta de transparência e licitações milionárias

Pablo Santos
O prefeito eleito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), apresentou uma denúncia ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) contra o atual gestor, Gil Paraibano (Progressistas), acusando a administração de dificultar o acesso a informações para a equipe de transição e de realizar licitações milionárias durante o período eleitoral.
O documento com pedido de medida cautelar foi protocolado no TCE no dia 12 de novembro. Segundo Pablo Santos, a prefeitura publicou 10 avisos de licitação marcando sessões durante o período eleitoral e nos dias seguintes à eleição. Os contratos em questão envolvem obras, fornecimento de materiais e serviços com altos valores.
Entre as licitações destacadas estão:
• Construção de áreas cobertas em escolas municipais,
• Ampliação do Cemitério Municipal São Pedro de Alcântara,
• Fornecimento de pneus e serviços para secretarias municipais,
• Fornecimento emergencial de material de expediente: sem detalhamento específico.
Em nota, a assessoria do prefeito Gil Paraibano negou irregularidades, afirmando que os processos licitatórios ocorreram de forma legal e transparente.
A conselheira do TCE e relatora do caso, Flora Izabel, considerou que as licitações poderiam comprometer o orçamento da futura gestão de Pablo Santos e determinou o bloqueio de dois processos que somam mais de R$ 3 milhões.
Em coletiva nesta quinta-feira (28), o procurador-geral do município, Antônio Júnior, afirmou que a denúncia carece de consistência e destacou a disposição da atual administração para o diálogo. A assessoria jurídica de Pablo Santos rebateu, afirmando que a equipe de transição foi mantida no escuro pela gestão atual. De acordo com a advogada Jayla Bispo, das 35 solicitações de informações enviadas à prefeitura, apenas cinco foram respondidas.
Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais