24.7 C
Jacobina do Piauí
6 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

População idosa do Piauí é a que menos utiliza internet no país, aponta PNAD

População idosa do Piauí é a que menos utiliza internet no país — Foto: Henrique Fontes/Assessoria ICMC

A população idosa do Piauí é a que menos utiliza internet no país. De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 54,1% da população de 60 anos ou mais de idade no estado informou não ter tido qualquer acesso à internet.

A média brasileira de não acesso à internet para mesma faixa etária ficou em 37,9% e a média da região Nordeste, em 48,7%. Dentre as unidades da federação, os menores acessos à internet para a população idosa ficaram com o Distrito Federal (17,8%) e o Rio de Janeiro (27,7%).

Dentre os principais motivos informados pela população idosa para não ter tido acesso à internet estão o fato de não saberem utilizar aquela plataforma (47,7%), a falta de necessidade de acesso (23,5%), e o serviço de acesso à internet ser caro (11,1%).

Apesar da porcentagem, a pesquisa destacou que todo ano a população idosa tem apresentado uma tendência de crescimento na proporção de acesso. No Piauí, em 2016, o não acesso à internet atingia cerca de 91,4% das pessoas de 60 anos ou mais de idade, proporção essa que reduziu-se para 78,8%, em 2019; para 65,1%, em 2021; e para 54,1%, em 2022.

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua/PNADC — Foto: Fonte: IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua/PNADC — Foto: Fonte: IBGE

Já os grupos etários da população que apresentaram menor proporção de pessoas sem acesso à internet no Piauí foram os de 20 a 24 anos e de 25 a 29 anos, com 3,8%.

“Após essas faixas etárias, a tendência verificada é de que, com o aumento da idade, uma parcela cada vez maior da população não tenha acesso à internet, registrando-se praticamente o dobro de aumento na proporção de pessoas sem acesso à internet na passagem de um grupo etário para o outro”, destacou a Pnad.

O grupo etário de 30 a 39 anos apresentava 7,4% das pessoas sem acesso à internet, seguido do grupo de 40 a 49 anos, com 15,9%; do grupo de 50 a 59 anos, com 26,4%; e, o grupo de 60 anos ou mais, com 54,1%.

Fonte: G1-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais