21.2 C
Jacobina do Piauí
2 de julho de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Polícias oficializam “Força Integrada” contra facções no Piauí

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Órgãos de Segurança Pública do Piauí assinaram nesta sexta-feira (12) um Acordo de Cooperação Técnica para a criação de uma força tarefa com foco no combate as facções criminosas no litoral.

“Inicialmente, a gente vai enfrentar a problemática na região de Parnaíba, que é muito relacionada às facções criminosas, a crimes violentos, assaltos, homicídios”, pontuou a superintendente da Polícia Federal no Piauí, Mariana Calderon.

O delegado geral da Polícia Civil no Piauí, Lucy Keyko, informou que no primeiro momento o foco será o Norte do estado, já que a Polícia tem constatado o crescente aumento de mortes intencionais na região. Segundo o delegado geral, essas mortes têm sido motivadas por conta de brigas entre facções criminosas que se instalaram no litoral.

“O objetivo da nossa força integrada é atacar justamente a causa dessas mortes. Qual seria a causa? Guerra de facções. Vamos identificar os integrantes dessas ações criminosas e prendê-los”, afirmou o delegado Lucy Keyko.

Segundo Lucy Keyko, um dos principais motivos para a chegada das facções no litoral do Piauí é o tráfico de drogas.

“É uma região turística que é frequentada por muitas pessoas. Essas facções entendem que seria um local onde pudesse explorar o tráfico. Temos feito esse trabalho em cima do traficante e das organizações criminosas no geral. São muito violentos, por isso que o número de mortes e também no roubo é tão alto”, disse Lucy Keyko.

O Acordo de Cooperação Técnica para constituição da Força-Tarefa de Segurança Pública no Estado do Piauí reúne a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Polícia Militar e Polícia Civil) e a Secretaria de Estado da Justiça (Polícia Penal).

O coronel Leonardo Castelo Branco participou do evento representando o comandante geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Lindomar Castilho. À reportagem, Castelo Branco falou que essa ação conjunta é aguardada há tempo pela Policia Militar.

“A gente vislumbra há bastante tempo pra solucionar os problemas relacionados ao avanço da insegurança no Piauí”, acrescentou o coronel.

Fonte: Nataniel Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais