23.9 C
Jacobina do Piauí
24 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauíPolítica

Policiais aposentados poderão ser recontratados no Piauí; entenda

Foto: Arquivo Cidadeverde.com

Os policiais civis aposentados no Piauí poderão ser recontratados para atuarem em atividades administrativas, aprovaram nesta terça-feira (12) os deputados estaduais. A medida apresentada pelo governador Rafael Fonteles (PT) foi aprovada no plenário da Assembleia Legislativa após tramitar nas comissões técnicas da Casa.

Com a aprovação, o governo fica autorizado a recontratar os servidores para atividades não finalísticas da instituição, como atendimento ao público, o registro de boletins de ocorrência, o treinamento e a realização de cursos. Os serviços são regulamentados pelo Programa Policiais Civis Aposentados (PPCA).

Entre as regras para a convocação, está o teto de 20% do quadro composto por servidores inativos e a vigência da prestação de serviço pelo prazo de dois anos que podem ser prorrogados pelo mesmo período. O programa estabelece ainda que os policias civis que executarem esses serviços terão direito a vencimentos de 2,5 salários mínimos e auxílio alimentação.

O projeto foi aprovado por unanimidade após receber parecer favorável do deputado Henrique Pires (MDB), na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), e também da deputada Simone Pereira (MDB), relatora na Comissão de Administração Pública e Políticas Sociais (CAPPS).

Estatuto do servidor

A Alepi também aprovou nesta terça (12) o projeto do governo que atualiza o Estatuto do Servidor de acordo com novas jurisprudências do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do STF (Superior Tribunal Federal). Os deputados Henrique Pires e Hélio Rodrigues (PT) apresentaram os pareceres favoráveis na CCJ e na CAPPS, respectivamente, da matéria que trata da apuração de ações disciplinares e da aplicação de penalidades.

Com informações da Alepi

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais