23.5 C
Jacobina do Piauí
10 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolícia

Polícia Militar aprova procedimento padrão para abordagem a atiradores desportivos no Piauí

Polícia Militar do Piauí — Foto: Divulgação

O Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Lindomar Castilho, aprovou nessa terça-feira (29), Nota Técnica e Procedimento Operacional Padrão (POP) sobre abordagem a colecionadores de armas de fogo, atiradores desportivos e caçadores, os chamados CACS.

De acordo com o texto, a Portaria Nº 127 considera a necessidade de atualização dos conhecimentos do efetivo da Polícia Militar sobre as inovações legais das normas supramencionadas.

Na Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI), o deputado Coronel Carlos Augusto (PL) apresentou no dia 21 de fevereiro, Projeto de Lei que reconhece o risco e a necessidade de defesa de integrantes das entidades de desporto legalmente constituídas, cujas atividades esportivas demandem o uso de armas de fogo.

O Projeto diz que seu objetivo é reconhecer o risco da atividade e a efetiva necessidade de defesa do atirador desportivo, com o intuito de estar resolvendo um grave problema, que é o de os atiradores desportivos não terem meio de defesa ao serem atacadas em deslocamento quando transportam bens de valores de interesse para criminosos, como armas e munições.

“Nesses anos nós tivemos vários parlamentos estaduais aprovando esse mesmo texto que apresentamos, em reconhecimento a uma atividade que tem crescido, que são os atiradores esportivos. O direito deles já é constituído em Lei Federal. E o Projeto que apresentamos nesta Casa é apenas para reconhecer a atividade deles como de risco para que possamos ter dentro das forças de segurança um procedimento padrão a uma possível abordagem a um CAC, que não podem ser confundidos como infratores da Lei”, disse o deputado.

Ainda segundo o texto, a Portaria entra em vigor a contar da data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Fonte: Rebeca Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais