29.1 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralPolíciaSimões

PM de Simões conclui treinamento para uso de armas de incapacitação neuromuscular

A 2ª Companhia do 20º Batalhão da Polícia Militar, sediada em Simões-PI, concluiu nesta terça-feira (25) um treinamento intensivo voltado à capacitação dos policiais no uso de Armas de Incapacitação Neuromuscular (AINM). O treinamento aconteceu durante os dias 24 e 25 de novembro.

A iniciativa integra o processo de modernização da Polícia Militar do Piauí, sendo coordenado pelo comandante da 2ª CIA/20º BPM, Capitão QOPM Sobrinho, seguindo as orientações da Nota de Instrução nº 10/2025/PM-3, que regulamenta o emprego técnico e seguro da TASER X2 nas ações operacionais.

A agenda contou com instruções teóricas e práticas sobre o manuseio, funcionamento, efeitos, riscos e protocolos de segurança, assim como módulos acerca dos Direitos Humanos, riscos médicos e aspectos éticos, reforçando a atuação segura e responsável.

Segundo o Capitão QOPM Sobrinho, o objetivo é de que todo o efetivo esteja com o treinamento até o dia 5 de dezembro. De acordo com a corporação, o equipamento possui menor potencial ofensivo e é utilizado para neutralizar temporariamente um agressor.

“É uma arma que está dentro dos padrões dos instrumentos de menor potencial ofensivo, age diretamente no Sistema Nervoso Central. É uma arma completa e incapacita o indivíduo temporariamente”, explicou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais