30 C
Jacobina do Piauí
17 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Plenário da Assembleia aprova transformação da ATI em empresa pública

Assembleia Legislativa do Estado (Alepi) / Foto: Cidades em Foco

O Plenário da Assembleia Legislativa do Piauí aprovou, nesta terça-feira (04), o Projeto de Lei do Governo 07/23, que dispõe sobre a transformação da Agência de Tecnologia da Informação (ATI) em sociedade de economia mista, denominada Empresa de Tecnologia da Informação (Etepi). A matéria já havia sido aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça na semana anterior e recebeu o aval da Comissão de Administração Pública e Política Social na manhã de hoje.

O relator da matéria na Comissão de Administração, deputado Nerinho (PT), explicou que conversou com o diretor-geral da Agência de Tecnologia da Informação, Ellen Gera, e ele garantiu que a ATI não possui nenhum servidor efetivo e que o governo quer aproveitar os funcionários, “que têm um potencial enorme quanto à parte de tecnologia”.

Previdência – Também foi aprovado pelo Plenário o Projeto de Lei do Governo 02/23, que adequa o custeio da Previdência dos militares à norma geral fixada pela União. A matéria já havia sido aprovada pela CCJ na semana anterior e recebeu o aval da Comissão de Administração Pública e Política Social na manhã de hoje por unanimidade dos membros presentes.

Educação – Os deputados aprovaram o Projeto de Lei Ordinária do Governo 21/23, para ampliar a equipe de bolsistas do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa. A aprovação da matéria resultará na ampliação de mais duas bolsas de extensão tecnológica para coordenador estadual – nível II, mais 11 bolsas para formador estadual – nível III, e mais 21 bolsas para formador (regional e municipal) – nível V, representando um acréscimo de 421 mil reais no orçamento destinado à iniciativa.

Judiciário – Os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei 33/23, que altera a descrição de códigos da Tabela I da lei que estabelece normas sobre custas, emolumentos, despesas processuais e pelos serviços prestados pelo Tribunal, e o Projeto de Lei 32/23, que eleva o subsídio mensal dos magistrados do Piauí para R$ 41.845,48, a ser implementado em três parcelas, até fevereiro de 2025.

Advogados – O Plenário aprovou ainda o Indicativo de Projeto de Lei 05/2023, do deputado Henrique Pires (MDB), a fim de isentar advogados de pagar custas processuais em processos de execução de honorários advocatícios, contratuais e/ou sucumbência, sobre valores de até 20 salários-mínimos. A matéria recebeu o aval da Comissão de Constituição e Justiça na manhã de hoje, ocasião em que o relator, deputado Wilson Brandão (Progressistas), destacou que a medida visa “garantir meios necessários ao exercício da advocacia, tendo em vista a importância do múnus público exercido pelo advogado, que é essencial à administração da justiça”.

Outro Indicativo de Projeto de Lei aprovado pelo Plenário foi o de número 10/2023, da deputada Bárbara do Firmino (Progressistas), que autoriza a criação do Programa de Incentivo ao Turismo denominado de Zona Franca de Teresina da Grande Teresina.

Projetos – Mais dois projetos de lei foram aprovados pelo Plenário: o projeto 39/2023, do deputado Rubens Vieira (PT), que institui o Programa Estadual de Acompanhamento pré-natal e pós-parto de gestante com Transtorno do Espectro Autista (TEA), e o projeto 28/23, do deputado Marden Menezes (Progressistas), que torna obrigatório o acompanhamento de profissional de educação física em entidades formadoras de atletas e escolinhas de futebol.

Homenagem – Foram aprovados, ainda, o projeto de decreto legislativo 05/23, do deputado licenciado Coronel Carlos Augusto (MDB), que concede Título de Cidadania Piauiense à presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Betânia Maria Pereira dos Santos, e o projeto de lei 45/23, do deputado Fábio Novo (PT), que reconhece de utilidade pública a Associação dos Motoristas Autônomos para Transporte Privado Individual de Passageiros no Piauí (Amatepi).

Fonte: Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais