26.8 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacional

PL da Anistia alcança assinaturas necessárias; veja deputados piauienses que apoiam o projeto

Golpe de Estado - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O requerimento ao Projeto de Lei nº 2.858/2022, que prevê a anistia (perdão) aos condenados pelos envolvidos no ato do dia 8 de janeiro, conseguiu as 257 assinaturas necessárias para ser pautado em regime de urgência na Câmara dos Deputados. Nas redes sociais, o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou que a meta foi alcançada às 22h desta quinta-feira (10). Entre os signatários, estão deputados que integram a base governista, como União, MDB, PSD e PP.

Considerando os parlamentares da bancada piauiense, apenas os deputados Júlio Arcoverde e Átila Lira, ambos do Progressistas, foram favoráveis para o desenvolvimento da matéria até o momento. Ao todo, a Câmara dos Deputados possui 513 parlamentares federais. Eram necessárias pelo menos 257 assinaturas de apoio para que a matéria possa tramitar em caráter de urgência na Casa.

Os outros oito deputados do Piauí ainda não se manifestaram sobre o PL da Anistia. Além disso, a expectativa é que toda a ala do Partido dos Trabalhadores (PT), representada pelos deputados Francisco Costa, Merlong Solano, Flávio Nogueira e Florentino Neto, votem de forma contrária à tramitação do projeto de lei.

Os deputados Castro Neto e Marcos Aurélio Sampaio, ambos do PSD, ainda não se pronunciaram a respeito do assunto. Contudo, no começo da semana, o presidente do PSD no Piauí, deputado Júlio César, afirmou que seguirá qualquer orientação que o partido deliberar acerca do PL da Anistia. Jadyel Alencar, do Republicanos, também ainda não se manifestou sobre o assunto.

Próximos passos do projeto de lei

O caráter de urgência a um projeto de lei faz com que ele tramite de forma mais rápida na Câmara dos Deputados e possa ir a votação diretamente no Plenário, sem precisar passar pelas comissões da Casa Legislativa. Agora, caberá ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), pautar a votação para o requerimento de urgência.

Segundo a lista de apoio, o texto tem o respaldo, até o momento, de 257 deputados, sendo 144 de partidos que integram o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais