25.3 C
Jacobina do Piauí
13 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

PL cumpre meta no Piauí e coleta 20 mil assinaturas para sua recriação

Os idealizadores do Partido Liberal (PL) no Piauí estão de malas prontas para irem a Brasília entregar um relatório contendo 20 mil assinaturas em adesão a recriação da “nova” sigla. O pedido de registro do partido tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde março. O PL deixou de existir em 2007 quando se fundiu ao Prona, dando lugar ao atual PR.

“Estamos na fase de coletar as assinaturas. Aqui no Piauí estamos cumprindo a nossa meta de 20 mil assinaturas e no dia 1º de junho estaremos entregando ao diretório nacional para que seja encaminhado ao TSE”, afirma o deputado estadual Georgiano Neto, designado pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), para comandar o processo no estado.

Segundo Georgiano, o PL já possui 480 mil assinaturas certificadas em todo o país, o mínimo previsto para o TSE deferir o registro. Ele acredita na recriação do partido, tanto que sua estrutura já está sendo montada, bem como convites de filiação a líderes políticos já estão sendo feitos.

“Temos muita gente interessada no partido, mas não podemos divulgar nomes para não atrapalhar a composição. Mas nesse primeiro momento estamos focados na fundação do PL”, disse Gergiano. Entre líderes já convidados para ingressarem no PL estão o senador Elmano Férrer (PTB) e o ex- senador João Vicente Claudino (PTB).

Fusão

O PL ainda nem saiu do papel e em Brasília já se especula no meio politico a fusão do partido com o PSD. Este último, criado pelo ministro Kassab, idealizador da volta do Partido Liberal. “Não podemos tratar disso agora, já que oficialmente o PL não existe”, se esquivou Georgiano.

 

 

 

Com informações Hérlon Moraes / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais