28.3 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Pitbull doente é abandonado para morrer às margens de Rio no Piauí

Um cão da raça pitbull doente foi abandonado para morrer às margens do Rio Poti, em Teresina. O animal, provavelmente, foi deixado na área de mata há cerca de três dias e enfrentou o temporal desta quinta-feira (15). Ele foi encontrado após uma pessoa que passava na região, próximo à Ponte Wall Ferraz, ouvir o choro do cachorro. Imagens do resgate mostram ele ainda chorando e tremendo de frio. 

Fernando Machado, da ONG Lar do Nando, fez o resgate e conta que o cachorro foi abandonado em uma caixa de papelão. O animal foi levado para o Hospital Veterinário de Teresina, segue hospitalizado e precisa de doações para o tratamento (PIX [email protected])

“Ele está com miíse (larvas), desidratado e com inchaço muito grande na cabeça. Segue internado. Estava em uma situação muito triste, deplorável. A pessoa que tem coragem de pegar um animal e simplesmente descartar! é uma pessoa de coração frio. Jogou para morrer aos poucos, à míngua, sofrendo”, lamenta Nando.

MAUS-TRATOS

O abandono de animais é crime desde 1998, de acordo com a Lei Federal 9.605/98. Em 2020, com a aprovação da Lei Federal 14.064/20, teve-se o aumento da pena de maus-tratos com reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda, quando se tratar de cão ou gato.

A denúncia do crime de maus-tratos pode ser realizada na própria Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente ou no site da Polícia Civil do Piauí na aba Delegacia Virtual, ou ainda em qualquer delegacia próxima à residência do denunciante.

Por Graciane Araújo / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais