27.3 C
Jacobina do Piauí
15 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em Foco

Picos sediará encontro Territorial de Sementes da Cáritas Regional do Piauí

A Cáritas Regional do Piauí, através do Programa Sementes do Semiárido, irá realizar o Encontro Territorial de Sementes quinta (16) e sexta (17) no Centro de Treinamento Diocesano de Picos, a 305 quilômetros de Teresina.

O objetivo do encontro é resgatar, introduzir, multiplicar, intercambiar materiais crioulos/sementes de variedades, de importância socioeconômica e ambiental, visando à manutenção de sua variabilidade genética e a sustentabilidade da produção agrícola em propriedades de agricultores (as) familiares que trabalham manejo agroecológico. E também visa propiciar o acesso descentralizado de agricultores/as familiares à sementes através do resgate, preservação, multiplicação, estoque e distribuição de sementes crioulas, adaptadas à região, por meio da estruturação de  casas/bancos comunitários de semente.

Segundo Raimundo do Vale, coordenador do Programa Sementes do Semiárido pela Cáritas Regional do Piauí, a conservação e o uso sustentável da Agrobiodiversidade constituem-se como um objetivo estratégico para a garantia da segurança e soberania alimentar e nutricional das populações que vivem no Semiárido brasileiro. “Nós acreditamos muito nessa perspectiva, e estamos fazendo um trabalho principalmente de resgate das sementes, porque sabemos que algumas famílias já fazem esse papel de guardiã e é isso que queremos incentiva-los a guardar e cuidar do bem mais precioso que as famílias do semiárido têm, as sementes crioulas” comenta.

O programa Sementes do Semiárido é financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Social – MDS e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, onde tem em seu plano geral a construção/reforma de 640 casas de sementes, envolvendo/beneficiando 12.800 famílias agricultoras em todo o nordeste. O programa também fará capacitações de agricultores e agricultoras familiares; infraestrutura reforma ou construção; aquisição de materiais e equipamento; aquisição de semente para formação de estoque inicial das casas ou bancos de semente.

No Piauí serão apoiadas 49 casas de sementes, distribuídas em quatro territórios: Cocais, Carnaubais, Vale do Sambito e Vale do Guaribas. Nos territórios Vale do Sambito, Carnaubais e Cocais serão apoiadas 25 casas / banco de sementes, que será executada pela o organização membro do  Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA/ASA, o Cerac.

O Vale do Guaribas terá apoio de 24  casas / banco de semente distribuídas nos município de Picos, Paquetá do Piauí, Padre Marcos, Jaicós, Massapê do Piauí, Caridade do Piauí, Jacobina e Acauã, sendo três casas/banco de semente por município, que também será executada por uma organização membro do  Fórum Piauiense de Convivência com o Semiárido – FPCSA/ASA, a Cáritas Regional do Piauí.

 

 

Fonte: Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais