20.6 C
Jacobina do Piauí
24 de junho de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPicos

Picos: chuvas intensas devem atingir o município a partir desta segunda (20), alerta prefeitura

Chuva alaga ruas em Picos - Foto: Divulgação/Prefeitura de Picos

A Prefeitura de Picos emitiu um alerta aos moradores da cidade por conta da possibilidade de mais chuvas fortes atingirem o município a partir desta segunda-feira (20). De acordo com o alerta, as precipitações intensas podem cair sobre a região até a próxima quarta-feira (22). Por conta disso, a gestão municipal orientou redobrar os cuidados para evitar o risco de situações mais graves, como desabamentos ou risco à vida.

A prefeitura do município afirmou que já se mobiliza para atender possíveis vítimas. “Estamos mobilizados para oferecer suporte e direcionar as famílias aos alojamentos garantindo a segurança de todos”, informou a prefeitura por meio das redes sociais. A situação começou a se agravar na cidade quando iniciaram as chuvas, em 29 de dezembro de 2024, e que registraram precipitação acumulada de 160 mm.

Confira o alerta:

O cenário se agravou substancialmente na madrugada de 14 de janeiro de 2025, com um novo volume de 100 mm, caracterizando um evento climático extremo. O alto volume de precipitações, combinado com a intensidade das chuvas sobre a cidade e os afluentes do rio Guaribas, resultou em uma série de desastres naturais.

Chuva em Picos deixou trabalhadores ilhados - (Reprodução)Reprodução

Chuva em Picos deixou trabalhadores ilhados

Por conta disso, o governador em exercício do Piauí, Themístocles de Sampaio Pereira Filho, assinou nesta quinta-feira (16) o Decreto nº 23.531, que declara estado de calamidade pública no município de Picos. O decreto considera que as fortes chuvas em Picos configuram um desastre de Nível III (grande intensidade), conforme a Portaria 260/2022 do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Esse nível reflete a gravidade e a extensão dos danos causados pelas chuvas torrenciais.

Diante da calamidade, o decreto autoriza a adoção de medidas administrativas excepcionais para socorrer as famílias afetadas e mitigar os danos.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais