22.4 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Piauí terá mais de 3 mil urnas do modelo 2022 nas eleições de outubro

Foto: Ascom/ TSE

Nas eleições deste ano, o Piauí terá quase 40% de urnas eletrônicas novas, do modelo de 2022. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-PI), das 10.250 urnas preparadas para o pleito de 2024, 3.901 serão do modelo mais atual.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, o chefe de sessão de voto informatizado do TRE-PI, Wellington Jerônimo, informou que não haverá diferença para os eleitores e  no design entre os modelos.

“O projeto é o mesmo. O TSE fez um projeto único e recebeu as urnas pela fabricante em duas etapas. A primeira etapa foi recebida para as eleições de 2022, inclusive a capital que fez o primeiro teste nessas urnas em 2020 e agora chegou a 2022 que segue o mesmo projeto, ela tem o mesmo formato, o hardware é similar e o processador é melhor que as anteriores”, explicou.

Já para o mesário, o equipamento contará com uma nova tecnologia.

“No entanto, o eleitor não vai sentir diferença porque o objetivo da urna é única e exclusivamente o voto. Quem vai sentir um pouquinho mais de diferença são os mesários porque o terminal do mesário possui uma tecnologia touch, diferentemente das urnas anteriores, mas no mais, os eleitores vão poder ter a rapidez que sempre têm utilizando a urna eletrônica”, acrescenta.

Após o recebimento do novo modelo, o TRE-PI realizará diversos testes com o equipamento até a chegada das eleições, que ocorrerão no dia 6 de outubro.

“Após nós recebermos as urnas do fabricante, nós fazemos a etapa de aceite técnico, onde fazemos os testes para ver se os componentes estão todos de acordo com o que foi planejado na fabricação e no projeto. Em seguida, no partimos para a fase de certificação, que é o momento que a gente faz a conferência se as urnas que nós recebemos são as mesmas projetadas pelo TSE porque lá na fábrica a urna recebe um código de identificação e esse código é único para a gente poder fazer a checagem. Após isso, nós começamos a fase de manutenção preventiva, vamos testar as urnas e esse processo segue até bem próximo à eleição”, ressalta Wellington Jerônimo.

Para este ano, foram reservadas 10.250 urnas sendo:

  • 3.901 do modelo de 2022
  • 4.220 urnas do modelo de 2020
  • 2.104 modelos de 2013 e 2015

Em 2022, foram 4.220 urnas do modelo de 2020 e 6.030 modelos de 2013 e 2015. As urnas eletrônicas podem ser utilizadas por no máximo dez anos ou por seis eleições consecutivas.

Da Redação (Com informações Gorete Santos – TV Cidade Verde) 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais