27.3 C
Jacobina do Piauí
15 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Piauí pode ter parque de proteção ao peixe-boi marinho

Rio Parnaíba na região de Palmeirais

Em pronunciamento durante a sessão plenária dessa quarta-feira dia 8, o deputado Dr. Hélio (MDB) declarou ter participado de uma reunião com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio de Parnaíba. Na pauta, a reestruturação da base do peixe-boi no litoral do Piauí.

Segundo o deputado o Piauí é o estado que tem o maior número de peixes-boi no Brasil com o cadastro de mais de 70 animais. Por isso precisa de uma estrutura com área de apoio para monitoramento e atendimento desses animais. “Temos visto várias situações em que filhotes de peixe-boi encalham no nosso litoral e precisam ser transportados, via transporte aéreo para Recife”, lembrou,

Dr. Hélio ressaltou que a região do litoral piauiense não tem estrutura de atendimento desses animais. E muitos não sobrevivem. Segundo o deputado o parque é uma estrutura simples, mas necessária para o atendimento desses animais. “Vamos apresentar um projeto nesta Casa para a criação dessa área”, disse o deputado Dr. Hélio.

O deputado pontuou que o litoral do Piauí também precisa de investimentos no turismo sustentável e ecológico, cada vez mais procurado pelos turistas. “Discutimos nesta reunião e inclusive com a deputada Gracinha, sobre a necessidade de implantação de um parque ambiental lá em Parnaíba”, disse.

O litoral do Piauí Nós tem uma região que está sendo levantada pelo ICMBio com o Governo Federal e tem condição de fazer uma intervenção e colocar Parnaíba na roda mundial do turismo ecológico. A invasão por parte de empresários na área do Monumento Natural Estadual das Itans em Cajueiro da Praia também esteve na pauta da reunião.

Fonte: ALEPI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais