24 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoSanta Cruz do Piauí

Piauí pode receber parte de pacote de R$ 5,6 bilhões para expansão energética

Foto - Divulgação/Equatorial Piauí

O Piauí poderá receber parte de um pacote de investimentos estimado em R$ 5,68 bilhões para ampliar a infraestrutura de transmissão de energia no Nordeste e viabilizar a instalação de grandes empreendimentos industriais e tecnológicos no estado. A proposta foi apresentada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) em estudo divulgado nesta semana, que aponta a região de Parnaíba, na planície litorânea, como um dos principais polos estratégicos para a expansão de cargas eletrointensivas no país.

Segundo o levantamento, os recursos serão destinados à construção de novas linhas de transmissão e subestações capazes de atender projetos de grande consumo energético, como data centers e plantas voltadas à produção de hidrogênio verde. A iniciativa integra o Estudo Prospectivo para Inserção de Cargas Eletrointensivas na Região Nordeste, elaborado pela EPE para identificar soluções que permitam a conexão de novos empreendimentos ao Sistema Interligado Nacional (SIN) a partir de 2032.

De acordo com a EPE, o Piauí e o Ceará concentram mais da metade da demanda potencial por acesso à rede elétrica registrada atualmente no Nordeste. Dos 31,8 gigawatts (GW) de solicitações de conexão mapeadas pela empresa, 22,1 GW estão localizados nos dois estados. Grande parte dessa demanda está ligada à cadeia produtiva do hidrogênio verde, responsável por 23,5 GW dos pedidos, enquanto os data centers representam outros 8,3 GW.

O estudo destaca que Parnaíba ganhou protagonismo no planejamento energético nacional devido ao elevado interesse de investidores e à limitação da capacidade atual da rede de transmissão. Até janeiro de 2025, a região formada por Parnaíba e Pecém acumulava dez solicitações de acesso negadas por falta de infraestrutura disponível.

Para solucionar o problema, a EPE propõe a construção de aproximadamente 1.848 quilômetros de novas linhas de transmissão em 500 kV, interligando os estados do Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte.

O pacote também prevê a implantação da Subestação Pecém IV, no Ceará, considerada peça-chave para a conexão de futuros empreendimentos industriais. Além disso, o projeto eliminará gargalos existentes entre os sistemas de transmissão do Ceará e do Piauí, ampliando significativamente a capacidade de atendimento da região.

A expectativa é permitir a inserção de até 4 GW de novas cargas elétricas nas regiões de Parnaíba e Pecém, volume considerado suficiente para atrair grandes investimentos industriais e tecnológicos.

Investimentos serão realizados por etapas

O cronograma elaborado pela EPE prevê uma implantação gradual da infraestrutura. A primeira fase deverá entrar em operação até 2032, com investimentos estimados em R$ 1,09 bilhão. Os demais R$ 4,59 bilhões serão executados conforme a confirmação da demanda por energia dos empreendimentos interessados em se instalar na região.

No caso específico de Parnaíba, uma primeira linha dedicada de transmissão deverá ser construída quando a demanda local atingir 500 megawatts (MW). Uma segunda conexão ficará condicionada ao alcance de 2,5 GW de carga contratada.

Hidrogênio verde e data centers no radar

A ampliação da capacidade energética é considerada essencial para consolidar o Nordeste como um dos principais polos brasileiros de produção de hidrogênio verde e instalação de centros de processamento de dados.

Segundo a EPE, os testes realizados demonstraram que o Sistema Interligado Nacional possui condições de absorver até 4 GW adicionais de carga na região sem comprometer a estabilidade operacional da rede. Apesar disso, a empresa recomenda que futuros empreendimentos realizem estudos específicos durante o processo de conexão para avaliar eventuais impactos técnicos decorrentes da operação de grandes blocos de consumo.

Planejamento busca atrair novos investimentos

A estatal também avalia que a nova Política Nacional de Acesso ao Sistema de Transmissão deverá contribuir para um planejamento mais eficiente da expansão da rede elétrica, permitindo que os investimentos acompanhem a demanda real dos empreendimentos.

Para o Piauí, o estudo reforça a posição estratégica de Parnaíba no mapa energético nacional e abre caminho para a atração de novos projetos ligados à transição energética, tecnologia e industrialização, setores considerados prioritários para o desenvolvimento econômico da região nas próximas décadas.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais