35.4 C
Jacobina do Piauí
27 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Piauí: início da vacinação contra a covid em crianças de 3 a 4 anos atrasa por falta de doses

Foto: Getty Images

A falta de doses da Coranavac tem impedido o início da vacinação no Piauí em crianças 3 a 4 anos contra a Covid-19, faixa etária liberada pelo Ministério da Saúde, na semana passada. No restante do país, pelo menos seis capitais brasileiras já iniciaram a imunização.

Em nota técnica enviada aos estados, o Ministério da Saúde afirma que, por conta da limitação de estoques, fica orientado o início da vacinação de forma gradual para todas as crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos de idade, seguida pelas faixas etárias de 4 e depois 3 anos de idade. Neste momento, as crianças a partir de 5 anos de idade, deverão ser vacinadas com a vacina Pfizer, nos esquemas já recomendados.

A Sesapi informou que já enviou a solicitação de 95 mil doses ao MS. O estoque atual de Coronavac está sendo utilizado para imunização de crianças 5 a 11 anos nos municípios. A Secretaria de Saúde ressalta ainda que o Piaui é primeiro lugar na aplicação de primeira dose e segundo em segunda dose e reforço.

Ainda segundo a nota do Ministério da Saúde, o órgão está em tratativas junto ao Instituto Butantan e ao Consórcio Covax, para aquisição de quantitativo de vacinas CoronaVac para atendimento da estimativa de crianças de 3 e 4 anos.

“Orienta-se que estados e municípios façam a gestão dos quantitativos disponíveis dessa vacina em seus estoques, com o intuito de garantir a segunda dose com o intervalo de 28 dias, até que os estoques sejam restabelecidos pelo Ministério da Saúde”, informa o Ministério.

A Coronavac em crianças a partir dos 3 anos foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a aplicação deveria começar de forma imediata. O próprio Ministério da Saúde orientou que estados e municípios incorporem imediatamente as crianças de 3 a 5 anos em suas campanhas de vacinação contra a covid. A Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI Covid-19), ligada à pasta, também recomendou a imunização no grupo.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais