34.2 C
Jacobina do Piauí
15 de outubro de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauíPolícia

Piauí é o estado menos violento do Norte-Nordeste, afirma Anuário de Segurança

Foto: Ascom SSP-PI

Dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública apontam que o Piauí obteve significativos resultados em relação à diminuição dos índices de criminalidade entre os anos de 2022 e 2023. Um desses dados tem a ver com a redução da taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) que, segundo o amostrado, colocou o Piauí como o estado com a menor taxa entre todos os estados do Norte e Nordeste brasileiro e o oitavo menor do país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18).

Além disso, em 2023, o Piauí contou com uma redução de 11,1% dos MVIs, a quinta maior do país. O Anuário Brasileiro da Segurança Pública leva em consideração os investimentos e esforços dos Executivos estaduais quanto a redução dos índices de criminalidade em cada estado brasileiro.

O secretário de Segurança Pública (SSP-PI), Chico Lucas, destaca que o Governo do Piauí continuará a implementar os esforços necessários com o objetivo de continuar a reduzir os índices de criminalidade no estado.

Esses resultados refletem nossos esforços contínuos em promover uma segurança pública eficaz e humana. Continuaremos trabalhando para manter e melhorar esses índices, sempre com foco na proteção e bem-estar da população

Chico LucasSecretário de Segurança Pública

Outro ponto em destaque foi a qualidade dos dados estatísticos oficiais confeccionados por cada estado. De acordo com o levantamento, o Piauí ocupa a segunda posição nacional em qualidade dos dados, e a primeira do Nordeste. Para o gerente de Análise Criminal e Estatística da SSP-PI, delegado João Marcelo Brasileiro, o fato demostra os investimentos realizados pelo Governo do Estado para a consagração do feito.

“A qualidade dos nossos dados estatísticos, que nos colocou em segundo lugar na classificação nacional, é um reflexo direto do nosso compromisso com investimentos em inteligência. Esse resultado destaca a importância da precisão e da análise detalhada para a formulação de políticas de segurança pública mais eficazes e bem informadas”, finalizou o delegado.

Fonte: Com informações da SSP-PI.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais