24.5 C
Jacobina do Piauí
27 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralInternacional

Piauí é o estado mais rápido para se abrir uma empresa no país, diz ranking

Computador - Foto: divulgação UFPI

Um levantamento realizado pela Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização (Redesim), colocou o Piauí em primeiro lugar do Brasil do ranking quando o assunto é celeridade na abertura de empresas. Segundo o levantamento, o tempo de abertura no Estado no mês de dezembro foi de 8 horas, superando a média nacional de 1 dia e 10 horas.

De acordo com as informações, o tempo de registro de uma empresa na Junta Comercial do Piauí (Jucepi) é de apenas 24 minutos. O dado foi apontado como outro indicador positivo para o feito no ranking nacional.

No início do ano, o tempo médio para abertura de empresa no Estado era de 1 dia e 2 horas. O patamar foi diminuindo ao longo de 2023 e ficou cravado em 8 horas agora em dezembro. Para a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, melhoras nos processos internos e desburocratização do ambiente de negócios foram cruciais para chegar ao resultado.

Essa melhoria ocorreu a partir de duas ações importantes apoiadas pelo nosso governador Rafael Fonteles. A primeira foi no âmbito regulatório com a lei estadual dos Direitos de Liberdade Econômica e o decreto que lista 858 atividades econômicas de baixo risco dispensadas de alvarás e autorizações prévias de funcionamento. A outra foi o lançamento do Gov.Pi Empresas que reúne 251 serviços digitais para empreendedores e empresas

Alzenir PortoPresidente da Jucepi

No Piauí, a abertura de empresas é 100% on-line pelo portal Gov.Pi Empresas, que pode ser acessado pelo endereço eletrônico: www.piauidigital.pi.gov.br.

Tempo de abertura de empresa no Piauí é de 8 horas - (Divulgação)Divulgação

Tempo de abertura de empresa no Piauí é de 8 horas

Municípios mais informatizados

Outro dado informado pela Junta Comercial foi do da simplificação da legislação juntamente com o Sebrae. Isso, segundo o órgão, ampliou a informatização dos municípios piauienses.

“A análise da consulta de endereço foi automatizada em 20 municípios do estado. Essa etapa é a primeira no processo de abertura de empresas. Sua automatização traz segurança jurídica para empreendedores que terão seu negócio aprovado para determinada localidade. Para as prefeituras, reduz a burocracia e otimiza os demais processos porque os servidores municipais poderão ser alocados para outras etapas da legalização das empresas”, ressaltou Alzenir Porto.

Em 2023, a Jucepi lançou ainda novas opções de contrato padrão para os eventos de abertura, alteração, baixa e livros digitais. Outra inovação foi disponibilizar a abertura simultânea de matriz e filial de empresa. Com isso, o empresário ganha tempo haja vista que não precisa esperar a constituição da matriz para abrir uma filial no estado.

Com edição de Nathalia Amaral / O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais