30 C
Jacobina do Piauí
14 de abril de 2024
Cidades em Foco
EntretenimentoGeralPiauí

Piauí abre série “Turismo nos Rios Brasileiros”

O Ministério do Turismo (Mtur) lançou, nesta semana, a série “Turismo nos Rios Brasileiros”, que aborda os principais afluentes do Brasil, apresentando as belezas naturais, culturais e históricas que cercam alguns dos maiores rios nacionais, entre eles os do Piauí, com destaque para os rios Poti e Parnaíba.

Única capital nordestina a não ser banhada pelo mar, Teresina tem no encontro dos rios Poti e Parnaíba um dos grandes atrativos turísticos do estado, sendo lugar de passagem obrigatória para quem visita. Conhecida como uma das cidades mais verdes do país, Teresina é composta por diversos espaços naturais, como o Parque Municipal do Encontro dos Rios. Outro ponto em destaque da série é a Ponte Estaiada João Isidoro França e seu mirante que dá vista para toda a cidade e para o rio Poti.

Foto: reprodução

“No local, o turista também poderá conhecer o artesanato piauiense, como o Polo Cerâmico e, claro, provar a Cajuína, bebida mais popular do Piauí, feita à base de caju e também a floresta fóssil do Brasil, que fica numa área urbana com itens datados há cerca de 280 a 270 milhões de ano. Nas Américas, os troncos fossilizados achados nessa floresta só são encontrados na capital piauiense e no Parque de Yellowstone, nos Estados Unidos”, destaca a matéria.

Outros atrativos importantes abordados pela série são o Cânion do Rio Poti, situado principalmente nos municípios de Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí; e o Delta do Parnaíba, com suas dezenas de ilhas, dunas e muitas opções de passeios para conhecer as belezas naturais da região.

Foto: reprodução

Teresina entre Rios
Recentemente, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) patrocinou o Projeto Teresina Entre Rios, um evento que fomentou as práticas esportivas e culturais na capital piauiense e chamou a atenção dos teresinenses e turistas sobre a importância dos rios Poti e Parnaíba.

O projeto buscou trabalhar a sustentabilidade por meio do ecoturismo e do turismo de base comunitária, sendo inclusive indicado como finalista do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, apoiado pelo Ministério do Turismo.

Fonte: Site do Ministério do Turismo

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais