A Polícia Federal realizou buscas na casa do governador Wellington Dias (PT) e da primeira-dama do estado, ex-secretária estadual de educação e deputada federal, Rejane Dias (PT), na manhã desta segunda-feira (27). Além da casa, foram alvos de buscas o gabinete da primeira-dama, em Brasília, empresas e casa do irmão da deputada, além da sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Teresina. Rejane Dias, segundo a PF, é o alvo das buscas na investigação de esquema criminoso para fraudar licitações de transporte escolar.
Esta é a terceira etapa da Operação Topique e, segundo a Policia Federal, mesmo após as primeiras fases das investigações, o governo do estado continuou contratando as empresas suspeitas. A primeira fase da Operação, a PF cumpriu mandados na sede da Seduc e em outros 39 locais. Na segunda fase, batizada Operação Satélite, os policiais federais fizeram buscas no Palácio de Karnak, sede do governo estadual, e novamente na Seduc.
As buscas da PF aconteceram na manhã desta segunda-feira (27), e fazem parte da terceira fase da Operação Topique, investigação iniciada ainda em 2018. Os mandados foram cumpridos em endereços em Teresina e em Brasília. No gabinete da deputada, o mandado de busca foi cumprido após autorização da ministra do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber.
Operação teve início em 2018
De acordo com a PF, entre os anos de 2015 e 2016, servidores da cúpula administrativa da Seduc teriam se associado a empresários do setor de locação de veículos e desviado, no mínimo, R$ 50 milhões de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb – e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar – PNATE.