31.8 C
Jacobina do Piauí
22 de janeiro de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

PF coloca Bolsonaro e Braga Netto no topo da trama golpista

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O relatório final que indicia Jair Bolsonaro e 36 aliados, a maioria deles militares, cita reuniões nos palácios do Planalto e da Alvorada, a minuta do golpe, o plano Punhal Verde e Amarelo, a ação Copa 2022 — com o planejamento de atentados contra Moraes, Lula e Alckmin –, a ação do Partido Liberal (PL) de difamação e questionamento das urnas eletrônicas, conversas obtidas nos celulares dos investigados e a delação de Mauro Cid como provas de que o ex-presidente e alto comando do governo tentaram impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em 2023.

O documento de mais de 800 páginas foi tornado público nesta terça-feira (26) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e está nas mãos da Procuradoria-Geral da República para análise.

A PF aponta que Bolsonaro sabia e participou ativamente do plano golpista que pretendia impedir a posse de Lula com ataques ao sistema eleitoral brasileiro. Os investigadores também apontam as digitais de Bolsonaro no na minuta do golpe encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres, que previa intervenção no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Também são citadas como provas da participação do ex-presidente reuniões realizadas no Planalto e no Alvorada com o alto comando do governo e das Forças Armadas. Segundo a investigação, Bolsonaro participou dos encontros e era o principal beneficiado da trama.

O general da reserva Braga Netto, candidato a vice de Bolsonaro na chapa derrotada, é o principal alvo do indiciamento em relação aos planos do Copa 2022 e o planejamento do Punhal Verde Amarelo.

A PF aponta seis núcleos de atuação dos indiciados. Confira:

  • Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral;
  • Núcleo Responsável por Incitar Militares à Aderirem ao Golpe de Estado;
  • Núcleo Jurídico;
  • Núcleo Operacional de Apoio às Ações Golpistas;
  • Núcleo de Inteligência Paralela;
  • Núcleo Operacional para Cumprimento de Medidas Coercitivas.

Fonte: SBT

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais