32.2 C
Jacobina do Piauí
15 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolítica

Perda da vaga de vice-governador está fora de questão, afirma Marcelo Castro sobre eleições 2026

O senador piauiense Marcelo Castro, presidente regional do MDB, afastou qualquer possibilidade de o MDB abrir mão da indicação para a vaga de vice-governador na chapa majoritária da base aliada nas eleições de 2026. Em entrevista ao PortalODia.com, o parlamentar afirmou que a manutenção do espaço atualmente ocupado pelo vice-governador Themístocles Filho é uma reivindicação legítima do partido e disse confiar no processo de diálogo que será conduzido pelo governador Rafael Fonteles (PT).

Não. Isso [perda da vaga de vice-governador] é uma coisa que está fora de questão. Nós somos aliados de longas datas do PT, temos uma relação de confiança muito grande e temos uma parceria, tanto no Governo do Estado quanto no Governo Federal, evidentemente que o que sair de consenso do entendimento será de consenso absorvido por todos os partidos

Marcelo CastroSenador piauiense

O senador explicou que, embora as conversações sobre a formação da chapa estejam avançadas, a definição final dependerá de um processo de negociação envolvendo todas as legendas da base governista. Segundo ele, o MDB está preparado para defender sua posição assim que for chamado ao diálogo.

“As conversações estão bem adiantadas, mas evidentemente que vai chegar um momento que o governador Rafael Fonteles, que é o grande condutor desse processo, vai chamar os partidos da base aliada e cada partido vai fazer a sua reivindicação e aí chegar a um entendimento: qual é o partido que vai indicar o governador? Isso parece óbvio. Qual o partido que vai indicar o vice-governador? Os partidos que vão indicar o senador, o outro senador e as suplências de senador?”, explicou.

O senador também destacou que a disputa pela composição da chapa não se limita apenas ao governo e ao Senado, mas envolve outras posições relevantes.

“Então não é só o cargo de governador e de senador que está na disputa. Tem o cargo de vice-governador e o cargo de dois suplentes de senador”, disse.

Marcelo Castro reiterou que o MDB não pretende ampliar suas reivindicações, mas sim manter os espaços conquistados.

“O MDB já está preparado. No dia que o governador Rafael Fonteles chamar o MDB, vai ser dito ‘governador? O MDB é o partido que mais cresceu no Piauí e é o partido que mais venceu nas últimas eleições’. Mesmo o partido tendo crescido nós não temos reivindicações a mais do que nós temos, queremos apenas a manutenção dos espaços que nós temos na chapa majoritária que é o cargo de senador e de vice-governador, que seria no caso eu e o vice-governador Themístocles Filho”, concluiu.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais