29.9 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPolícia

Operação aborda mais de 300 veículos em praias do Piauí

Fotos: Ascom/Semarh

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizou entre os dias 24 a 30 de julho, a Operação Praia Segura em sete praias do estado, nos municípios de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia. O objetivo foi proteger os ninhos de ovos de tartaruga marinha e evitar o estacionamento irregular de veículos através de uma campanha educativa e preventiva.

De acordo com a Semarh, foi realizado um trabalho de conscientização e contenção de motoristas que estacionavam seus veículos próximos à faixa de praia ou que tentavam acessá-la. Durante a operação, foram abordados mais de 300 veículos entre pickups, automóveis, motocicletas, quadriciclos e UTV’s.

O auditor fiscal ambiental da Semarh, Renato Nogueira, apontou que a ação foi executada com atenção e clareza aos banhistas.

“Nossa equipe priorizou a explicação e conscientização acerca das Unidades de Conservação do nosso Estado, e porque é proibido o tráfego de veículos nas faixas de praia”, conta.

A Semarh reforça que a proteção e preservação dos ninhos de tartarugas marinhas é uma ação fundamental que contribui para a sobrevivência e preservação das espécies no litoral piauiense. O órgão destaca ainda é proibido o acesso, tráfego e permanência de veículos nas praias, restingas e dunas do litoral piauiense.

Renato Nogueira acrescentou também que pode ser aplicada uma multa de até R$ 10 mil para quem estacionar em local proibido novamente.

“Nos casos de reincidência ou desobediência, explicamos que seria aplicada multa, que poderia chegar até R$ 10 mil”, complementou.

Rebeca Lima (Com informações da Semarh) 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais