18 de abril de 2025
Cidades em Foco
DestaqueEconomiaGeralPiauí

Novo complexo de energia solar no Piauí deve gerar 3.500 empregos

Energia Solar - Foto: Divulgação/CCOM

O Governo do Piauí, por meio da Investe Piauí, formalizou na última sexta-feira (21) um Memorando de Entendimento (MOU) com a Coensa Construções Planejadas Ltda e a Prosolar Geradora de Energia Solar SPE Ltda para a construção de um complexo fotovoltaico no estado. O empreendimento, denominado Complexo Fotovoltaico Fazenda São Dimas, será instalado entre os municípios de Manoel Emídio, Sebastião Leal e Bertolínia, com previsão de geração de 750 MW de potência.

Com a instalação do complexo, estima-se que 3.500 empregos diretos sejam gerados, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região. O projeto também reforça a posição do Piauí como um dos principais polos de energia solar no Brasil.

A assinatura do memorando contou com a presença do vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo, do sócio administrador da Coensa, Carlos Alberto Peres, e da representante da Prosolar, Sarah Catani. O acordo formaliza a parceria entre o Governo do Piauí e as empresas para a execução do projeto. A Investe Piauí será responsável por facilitar os processos burocráticos, promover o diálogo com os municípios envolvidos e buscar parcerias para a venda da energia no mercado livre.

Além das ações voltadas à implementação do complexo, a agência estadual também se compromete a apoiar o fortalecimento da infraestrutura necessária, como a construção de estradas e linhas de transmissão. A expectativa é que, além dos empregos diretos, o projeto também beneficie setores como hotelaria, restaurantes e turismo.

As empresas envolvidas no projeto também se comprometeram a fornecer informações detalhadas sobre a geração de empregos e o impacto econômico do empreendimento, com o objetivo de tornar o projeto mais atrativo para investidores.

O vice-presidente de Energias Renováveis da Investe Piauí, Ricardo Castelo, destacou a importância do Complexo Fotovoltaico Fazenda São Dimas para o estado. “O Piauí tem um potencial extraordinário para a geração de energia renovável, e a Investe Piauí segue comprometida em atrair projetos que impulsionem o crescimento do estado, sempre alinhados à sustentabilidade e inovação”, finaliza.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais