18 de março de 2025
Cidades em Foco
EconomiaGeralInternacionalNordeste em Foco

Nova ferramenta permite saber se você tem dinheiro esquecido; saiba qual

Dinheiro - Foto ilustrativa reproduçã: Cidades em Foco

Foi lançada pelo Ministério da Fazenda uma nova ferramenta digital que permite consultar e resgatar valores esquecidos das contas do Fundo PIS/PASEP, encerrado em 2020. O REPIS Cidadão concentra todas as informações necessárias para que trabalhadores, ou seus herdeiros, saibam se têm recursos disponíveis e quais passos devem seguir para realizar o saque dos valores.

Para acessar a plataforma e saber se você tem valores esquecidos basta entrar no site do REPIS Cidadão. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo do FGTS. O acesso exige autenticação nos níveis prata ou ouro da plataforma Gov.br.

Os valores disponíveis se referem às cotas do antigo fundo PIS/PASEP pertencentes a trabalhadores que tiveram carteira assinada ou atuaram como servidores públicos entre 1971 e 1988, e que ainda não efetuaram o saque após a extinção do fundo. Os primeiros ressarcimentos serão pagos em 28 de março com valor médio estimado em torno de R$ 2,8 mil, variando conforme o tempo de trabalho e a remuneração recebida na época.

Vale lembrar que o ressarcimento das cotas se fere ao antigo Fundo Pis/PASEP, extinto em 2020, e não tem relação com o atual programa de abono salarial do PIS/PASEP. O abono salarial 2025 é destinado exclusivamente a trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos que tiveram carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base de 2023, com remuneração média mensal de até dois salários mínimos na época.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais