22.7 C
Jacobina do Piauí
28 de junho de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em FocoPolítica

No Piauí, mais de 50 zonas eleitorais já pediram reforço federal para segurança

Polícia Militar do Piauí - Foto: Ascom/PMPI

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI) informou que as zonas eleitorais já começaram a solicitar reforço da Polícia Federal, para as eleições municipais deste ano. Das 74 zonas eleitorais no Piauí, cerca de 56 zonas já fizeram a solicitação.

A Legislação Eleitoral exige que tenha a presença da força policial a cada 100 metros do local de votação para promover a ordem do pleito eleitoral.

De acordo com o presidente do TRE/PI, Sebastião Martins, o plano de segurança para as eleições municipais está em fase de conclusão e deve reunir forças policiais federais, estaduais e municipais.

“Até o momento, já chegaram solicitação de mais de 50 zonas eleitorais, mas nem todos serão acolhidos pela corte eleitoral. Nós estamos finalizando o plano de segurança que é feito pela Polícia Militar, pela Polícia Rodoviária Federal e pela Guarda Municipal. É um contingente muito grande, que atenderá os 224 municípios”, ressaltou.

Segundo o presidente do Sebastião Martins, a Polícia Militar do Estado do Piauí deve garantir a ordem e a tranquilidade no pleito eleitoral, no entanto, dependendo das zonas eleitorais as forças federais darão o reforço.

“Historicamente, o Piauí não é um estado que tem a violência política, mas quando se trata de eleições municipais, onde o município apresenta eleições são mais acirradas e tem disputas familiares e de grupos econômicos, a preocupação do TRE com a segurança das eleições aumenta. Então, cabe à PM garantir a ordem e a tranquilidade no pleito e, caso seja necessário, as forças federais”, explicou.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais