27.8 C
Jacobina do Piauí
7 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauíSaúde

No Piauí, cerca de 75% do atendimento primário à saúde infantil é realizado pelo SUS

Vacinação infantil / (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

No Piauí, o Sistema Único de Saúde (SUS) é responsável por quase 75% do atendimento primário à saúde infantil. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 53% dos casos as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) são os locais mais procurados.

Já as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou outros tipos de pronto atendimento público 24 horas correspondem a 21,5% da procura. O atendimento realizado nos consultórios particulares, clínicas privadas, ambulatório, pronto atendimento ou emergência de hospitais privados ocorre em 23,3% dos casos.

Segundo o levantamento, a atenção primária à saúde infantil pelo SUS no Piauí ficou 8,6 pontos percentuais acima da média verificada para o Brasil, que foi de 66,4%. As unidades da federação onde a busca pelo serviço médico do SUS é menor são: Distrito Federal (56,2%) e Rio de Janeiro (56,7%). Por sua vez, as unidades da federação onde o atendimento pelo SUS é maior são: Amapá (88,8%) e Roraima (86,6%)

A pesquisa aponta que o SUS teve uma avaliação positiva do Piauí. Os responsáveis pelas crianças atribuíram uma nota de 0 a 10 para os atendimentos recebidos, os quais incluíam o acesso a qualquer profissional de saúde para realização de consultas, exames, vacinação, nebulização, dentre outros atendimentos.  As notas de 0 a 6 ficaram com 16,3%, já as avaliações de 7 e 8 obtiveram 31%, por fim as notas de 9 a 10 superaram a média de avaliação nacional: 52,7% no Piauí e 47,6% no Brasil.

Fonte: O DIA

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais