24.9 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeralNordeste em FocoPiauí

No Piauí, 227 mil famílias recebem Auxílio Gás a partir de hoje; veja como conseguir

Botijão de gás - Marcello Casal / Agência Brasil

Um total de 227 mil famílias piauienses começaram a receber nesta sexta-feira (16) o Auxílio Gás, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome. O benefício no valor de R$ 102,00 é pago a cada dois meses e corresponde a 50% do valor médio do botijão de 13 quilos.

A secretária da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Katiane Gualberto, explicou que o pagamento do Auxílio Gás é feito sempre acompanhando o cronograma e o calendário de pagamento do Bolsa Família, que é de acordo com o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário.

Como conseguir

Para conseguir o benefício, a pessoa precisa estar com o Cadastro Único atualizado e ter renda de até meio salário mínimo. Porém, essas duas exigências não garantem o pagamento do Auxílio Katiane Gualberto orienta que é preciso ficar comprovada a vulnerabilidade social. Possuem prioridade as famílias que têm em sua composição familiar mulheres vítimas de violência que estão em acompanhamento e que têm integrantes que recebem o benefício do BPC.

“O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome faz esse filtro a partir da base de dados do Cadastro Único, e a cada dois meses faz esse processo de elegibilidade,” informa a gerente de Transferência de Renda.

CPF irregular pode cancelar Bolsa Família

A informação de que beneficiários do Bolsa Família que estão com CPF irregular podem perder seu benefício pegou muitos de surpresa. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), caso a situação não seja regularizada em seis meses, o recebimento do valor mensal será cancelado. A medida, que começou a valer a partir do dia 1º de janeiro de 2024, visa evitar fraudes no benefício.

O bloqueio do Bolsa Família poderá acontecer em quatro situações: se o CPF estiver suspenso, cancelado, com advertência na Receita Federal, ou se houver alguma inconsistência de dados no CadÚnico. No Piauí, mais de 1.200 pessoas já tiveram o benefício bloqueado, segundo dados da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

O CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) é feito no momento do registro de nascimento de uma pessoa. O número gerado é único e não pode ser alterado, nem gerado mais de uma vez. Assim, uma pessoa nunca poderá ter mais de um CPF. Conforme o governo federal, o uso do cadastro como número único de identificação deverá substituir integralmente o antigo Registro Geral (RG) até 2033.

Veja como regularizar o CPF

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais