23.1 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
EducaçãoGeralPiauí

No Piauí, 1146 candidatos realizam a segunda fase do Exame de Ordem

Cerca de 1200 pessoas realizaram neste domingo (19) a segunda fase do XVI Exame Unificado de Ordem, realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), por meio da Fundação Getúlio Vargas (FGV). No Piauí, certame teve 1187 inscritos, distribuídos nas cidades de Teresina, Picos, Floriano e Parnaíba.

Com quatro questões escritas discursivas e uma peça profissional, a prova teve início meio-dia, horário local, e aconteceu dentro da normalidade no Piauí, com duração de cinco horas. Esta fase é de caráter eliminatório e o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.

Em Teresina, a prova foi aplicada no Centro Universitário Uninovafapi, onde 975 pessoas realizaram o Exame, enquanto 37 faltaram à prova.

No Município de Picos, a prova aconteceu Instituto Monsenhor Hipólito, e contou com 55 candidatos presentes e 03 ausentes. Em Parnaíba, apenas 01 faltou à prova, enquanto 71 compareceram ao Campus da Universidade Federal do Piauí e realizaram o Exame. Em Floriano, os 45 candidatos inscritos, compareceram à prova.

De acordo com a Comissão de Exame de Ordem da OAB-PI, não houve nenhuma anormalidade durante a aplicação da prova. Os membros da Comissão Rafael Sérvio, Luiz Alberto Júnior, Leonardo Andrade e Alexandre Rodrigues, acompanharam o andamento do certame, em Teresina.

O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou do nono e décimo semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme estabelece o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

O resultado preliminar da prova prático-profissional será divulgado no dia 08 de junho.

 

Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais