18 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

Na luta por vaga ao Senado, Marcelo Castro e Júlio César serão mais adversários que aliados

Governador Rafael Fonteles ao lado dos dois pré-candidatos a senador pela base governista - Foto: CCOM

A eleição para o Senado em 2026 no Piauí será a mais competitiva dos últimos anos. Apesar do susto que Wellington Dias levou de Joel Rodrigues em 2022, de 2014 para cá, os vencedores eram facilmente identificados. Já em 2026, Marcelo Castro, Júlio César e Ciro Nogueira disputam duas vagas. Os três têm capital político, estrutura partidária e financeira, além de serviço prestado ao Piauí.

São três candidatos que realmente tem chances de alcançarem uma vaga. Logo, um vai sobrar. Neste sentido, a coluna observa certa vantagem para Ciro Nogueira. Ele tem o voto consolidado de toda a oposição. E vai buscar o segundo voto de quem é da base do governo. Pablo Santos (MDB), prefeito de Picos, e dezenas de prefeitos petistas estão aí para confirmar o quanto ele é atraente para os integrantes da base nessa disputa.

Neste cenário, Marcelo Castro e Júlio César, se consolidando como os dois candidatos da base governista, devem lutar pela dobradinha, mas na prática, serão adversários ferrenhos na disputa. Além de brigarem pela preferência dos integrantes da base (pelo primeiro voto), também vão disputar diretamente o segundo voto de quem é da oposição (em tese, o primeiro voto será de Ciro).

O cenário se desenha para um deles sobrar.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais