34.7 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralOeiras

MPT-PI discute com sindicato denúncias sobre irregularidades trabalhistas em bares, hotéis e restaurantes do Piauí

O Ministério Público do Trabalho no Piauí (MPT-PI) realizou, nesta sexta-feira (10), uma reunião com representantes do Sindicato do Comércio Hoteleiro e Similares do Piauí (SINTSHOGASTRO-PI) para tratar das condições de trabalho dos garçons e trabalhadores do setor de alimentação e hospedagem. O encontro foi conduzido pelo procurador-chefe do MPT, Marcos Duanne Barbosa.

Durante a reunião, o presidente do sindicato, Fernando Dias, apresentou relatórios, gravações e vídeos que denunciam situações precárias de trabalho, principalmente nos setores de bares, restaurantes, hotéis, pousadas e casas de eventos. Ele destacou a existência de irregularidades recorrentes.

“As empresas estão fazendo o que bem quer, a gente fala da informalidade, a gente está falando de FGTS, de trabalhadores que estão com carteira assinada, mas não estão sendo depositados no FGTS, sem estar sendo pago o INSS, que é descontado na fonte, na folha do trabalhador, são inúmeras irregularidades”, diz o presidente

O presidente do sindicato também denunciou a presença de menores de idade atuando em bares e restaurantes após as 22h e em ambientes com consumo de álcool, o que configura violação à legislação trabalhista e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“Até trabalhadores de menor idade estão dentro dos bares e restaurantes, trabalhando em ambientes com bebida alcoólica e depois das 22 horas, a gente precisa alertar os órgãos sobre isso, nós estamos fazendo o nosso papel”, ressaltou.

Diante das denúncias, o procurador-chefe do MPT, Marcos Duanne Barbosa, propôs a realização de uma audiência pública para discutir a situação com todos os segmentos envolvidos, sindicatos, empregadores e órgãos fiscalizadores.

“É importante essa união da categoria para reivindicarem seus direitos e buscar melhorias nas condições de trabalho. O MPT atua também através de mediações e uma audiência pública, ouvindo todos os envolvidos é importante para promovermos o diálogo social, promovendo a valorização dos trabalhadores e a melhoria das condições de trabalho” , afirmou Marcos Duanne.

A reportagem do Portal O Dia não conseguiu contato com o sindicato patronal, o espaço segue aberto para manifestação.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais