29.4 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

MP recomenda que prefeitos de cidades do Piauí cumpram decreto de suspensão do comércio

Foto reprodução

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu no domingo (03) recomendações para que os prefeitos municipais cumpram com o decreto estadual de fechamento das atividades comerciais não essenciais até o dia 21 de maio. O documento foi assinado pela Procuradora-Geral de Justiça, Carmelina Moura.

Segundo a recomendação, em um prazo de 48 horas, os prefeitos devem cumprir as medidas de suspensão das atividades comerciais e sanitárias determinadas pelo decreto estadual além de suspender as aulas da rede pública e privada. De acordo com o MP, as ações visam conter a transmissão da Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

“É necessário que as prefeituras abstenham-se de editar atos normativos que relativizem ou confrontem as disposições presentes nos decretos estaduais e anulem ou revoguem os que já foram editados”, afirma Carmelina Moura, em um trecho da recomendação.

A recomendação diz ainda que os atos municipais que determinam medidas de quarentena sejam prorrogados para que atendam os prazos determinados pelo poder público estadual.

Ainda de acordo com o documento, o descumprimento das recomendações pode gerar sanções judiciais como “o dolo, a má-fé ou ciência da irregularidade, por ação ou omissão para viabilizar futuras responsabilizações em sede de Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa.

Por: Jorge Machado com informações do MP-PI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais