26.8 C
Jacobina do Piauí
22 de junho de 2024
Cidades em Foco
EconomiaGeral

Movimento incentiva compra de pequenos negócios para fortalecer a economia

Iniciativa, liderada pelo Sebrae, vai revolucionar as comemorações relativas ao dia 05 de outubro. Com o objetivo de fortalecer e valorizar os pequenos negócios, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, lidera uma iniciativa inédita que vai revolucionar as comemorações relativas ao dia 05 de outubro, que é o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A data foi definida por se tratar do início da vigência do primeiro Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, em 1999.

Trata-se do Movimento Compre do Pequeno Negócio, cujas ações tiveram início este mês, seguindo por todo o mês de setembro, culminando com um grande ato em favor da micro e pequena empresa em outubro. É uma ação por meio da qual pretende-se fortalecer a economia usando a força dos pequenos negócios.

“Queremos promover uma onda favorável aos pequenos negócios, envolvendo o Sebrae, entidades do comércio, serviços, indústria e agronegócios, além da sociedade, sendo a primeira vez que falamos diretamente a esse público. Vamos colocar nosso movimento na rua, de ponta a ponta do país. Queremos extrapolar os muros do Sebrae, mostrando a importância de comprar dos pequenos negócios. A sociedade precisa conhecer o valor desses empreendimentos, que geram emprego e renda no Brasil. A partir de 05 de outubro, comprar do pequeno terá outra relevância”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, de modo muito acertado o Sebrae Nacional pensou esse movimento, envolvendo todas as unidades estaduais. “Comprar do pequeno deve ser um ato consciente e contínuo. O dia 05 será apenas a data para lembrar da importância dessa compra. Mais uma vez partimos na frente, inovando nesse momento de crise. O Sebrae é apenas o precursor e condutor dessa iniciativa, mas é preciso envolver mais pessoas nessa causa tão relevante para o avanço da economia do país, já que as micro e pequenas empresas são o vetor do desenvolvimento nacional, representando 99% dos empreendimentos formalmente estabelecidos e gerando 27% do PIB do país”, comenta.

Os pequenos negócios fazem parte da história de todos os brasileiros. Do pão quentinho perto de casa ao pet shop do bairro, esses empreendimentos são os mais presentes e tornam o dia a dia mais simples. São as micro e pequenas empresas que fazem a economia girar de norte a sul do Brasil, geram empregos e promovem o desenvolvimento local. É assim, de pequeno em pequeno negócio, que faremos um grande país.

Em todo o Brasil, são mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas, além de cinco milhões de Microempreendedores Individuais, MEI, e 5,2 milhões de produtores rurais. Juntos, são eles que geram mais de 50% dos empregos no país. No Piauí, as micro e pequenas empresas somam 40 mil. No Estado, temos ainda mais de 40 mil MEI e cerca de 140 mil produtores rurais.

VANTAGENS DE COMPRAR DO PEQUENO

Comprar do pequeno negócio local faz com que o dinheiro fique no bairro, possibilitando criar novas oportunidades, gerando mais emprego e renda. Além disso, valorizar o pequeno negócio da vizinhança na hora da compra é uma decisão que resulta em menos deslocamentos pela cidade, menos stress no trânsito e menos poluição ambiental. Então, comprar do pequeno também é qualidade de vida.

Pequenos negócios valorizados movimentam o comércio local e promovem o desenvolvimento social. Ao comprar da pequena empresa, o consumidor ajuda os pequenos negócios a se fortalecerem. Isso estimula a empresa a inovar, a melhorar o seu desempenho, a diversificar a oferta de produtos e serviços e a atender melhor o cliente.

Valorizando os pequenos negócios, estamos contribuindo para um país melhor, num ato de cidadania que traz ganhos para toda a sociedade. Os empreendedores e empresários devem se cadastrar no site www.compredopequeno.com.br para que o público possa pesquisar os produtos e serviços que estão perto de suas casas ou de seus trabalhos e que podem atender à demanda de consumo imediato.

SEMANA DE CAPACITAÇÃO

Para preparar os empresários para o grande dia 05 de outubro, o Sebrae realizará, simultaneamente em todo o país, uma semana de capacitação de 21 a 26 de setembro. Serão palestras, oficinas, clínicas tecnológicas e consultorias sobre controles de custos, atendimento ao cliente, vendas, inovação, sustentabilidade, entre outros temas do mundo dos negócios.

No Piauí, as mais de 150 atividades da semana, voltadas para MEI, empresários e produtores rurais, ocorrerão em Teresina, Bom Jesus, Floriano, Picos, São Raimundo Nonato, Piripiri e Parnaíba, sendo que em Teresina, Parnaíba e Picos funcionarão ainda tendas, onde consultores e analistas do Sebrae realizarão atendimento ao público.

CAMPANHAS DE INCENTIVO

Para incentivar a participação no Movimento Compre do Pequeno Negócio, O Sebrae realizará campanhas na mídia, nas redes sociais, além da distribuição de kits para que as pequenas empresas sejam facilmente identificadas pelos consumidores.

Um passeio ciclístico também está previsto para ser realizado em Teresina como forma de chamar ainda mais atenção da sociedade para a importância econômica e social dos pequenos negócios.

Fonte: PortalAZ

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais