25.3 C
Jacobina do Piauí
13 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

Ministério garante 740 mil vacinas contra raiva e nega atraso no PI

O Ministério da Saúde garantiu que não haverá atrasos na distribuição da vacina contra a raiva no Piauí. Ontem, foi divulgado pela imprensa nacional que 12 estados teriam a vacinação atrasada e que poderia ficar só para o ano que vem.

Segundo a assessoria de imprensa do Ministério da Saúde a distribuição das doses iniciará em agosto.

A coordenadora de imunização da Secretaria Estadual do Piauí (Sesapi), Jurema Chaves, disse que solicitou ao Ministério da Saúde, 740 mil doses da vacina contra raiva para cães e gatos para a campanha no Estado. O pedido foi feito nesta sexta-feira(24) e segundo ela, não haverá atraso na entrega.
“Eles devem confirmar nosso pedido até a próxima semana, mas não tem essa história de que vai faltar vacina. Vai ter vacina para a campanha em setembro”, enfatizou a coordenadora de imunização que é responsável pela solicitação junto ao ministério.

Em Teresina, o coordenador da campanha antirrábica canina, o veterinário Luiz Harliton, confirmou que a campanha na capital acontece no dia 12 de setembro e que as 150 mil doses estão garantidas para a data.

“O ministério da Saúde garantiu doses para o Piauí, Ceará, Tocantins e Goiás, mas para os outros somente no próximo ano. Apesar de Teresina está sem caso de raiva humana, o último foi em 1986 e a de canina ter sido há quatro anos, mas por conta do interior o Piauí está na lista de prioridades. Recentemente teve em Parnaíba, em Luís Correia e no sul do Estado”, afirmou o veterinário.

Desde segunda(20), a Gerência de Zoonoses da Fundação Municipal de Saúde (FMS) está cadastrando e treinando voluntários para trabalhar na campanha. São 713 vagas para vacinadores e 459 para anotadores, abertas para toda a população. Eles serão remunerados com a quantia de R$ 76,25, incluso o valor dos vales-transportes para o deslocamento. Os treinamentos estão ocorrendo às quartas e sextas, durante a manhã (a partir das 8h30) ou à tarde (a partir das 14h30). As inscrições e os cursos seguem até as vésperas do dia da campanha, enquanto houver vagas disponíveis.

Para Teresina, a meta é imunizar 118 mil animais entre cães e gatos.

 

 

Fonte: Flash Caroline Oliveira / Cidade Verde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais