24 C
Jacobina do Piauí
19 de julho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Meteorologia alerta para chuvas intensas no Piauí; veja onde

Chuva no Piauí - Foto: Cidades em Foco

O estado do Piauí pode receber chuvas intensas e rápidas, com ventos, nas próximas 24 horas. Segundo alerta emitido pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a previsão é que podem ocorrer chuvas de até 50 mm/dia, com ventos intensos que podem variar entre 40 km/h e 60 km/h em municípios do Sudoeste e Centro-Norte do Estado.

O alerta é válido para as cidades de Amarante, Antônio Almeida, Curralinhos, Floriano, Guadalupe, Nazária, Palmeiras, Porto Alegre do Piauí, Ribeiro Gonçalves, Santa Filomena e Uruçuí. Além de chuvas e vento, a Semarh alerta para a queda parcial ou total de árvores e para a ocorrência de alagamentos nestes municípios.

Segundo a climatologista da Semarh, Sara Cardoso, esse é um evento natural no Piauí.

A especialista explica que o Piauí está envolvido em um bolsão de ar seco e a entrada de úmida no Estado gera essas chuvas.

Início das chuvas no extremo-sul do Piauí

A climatologista destaca que o período chuvoso de aproxima. E que a partir de agora, o Piauí começa a receber chuvas isoladas, principalmente, nos municípios localizados no extremo-sul do Estado.

” A medida que adentrarmos no mês de novembro essas chuvas estão ficando mais comuns. O período chuvoso se aproxima e, agora, vamos começar a observar chuvas isoladas no extremo sul do Piauí”, diz Sara Cardoso.

Chuvas no Centro-Norte e Norte do Piauí

No Estado, tradicionalmente, o período chuvoso ocorre entre os meses de dezembro e abril. Nos municípios do Centro-Norte e Norte do Piauí as chuvas devem começar já em dezembro.

“Quando adentrarmos no mês de dezembro as chuvas vão começar a ocorrer nos municípios do Centro-Norte e do Norte do Piauí, com as mesmas características, as primeiras chuvas serão intensas, rápidas e condições de ventos moderados”, alerta a especialista.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais