35.2 C
Jacobina do Piauí
11 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPicos

Médicos, fisioterapeutas, dentistas e terapeutas ocupacionais são homenageados pela Câmara de Picos

A Câmara Municipal de Vereadores de Picos realizou, nesta quinta-feira (20), uma sessão solene em homenagem aos profissionais Médicos, Fisioterapeutas, Dentistas e Terapeutas Ocupacionais. O evento teve início às 19h30.

Ao todo, cerca de 60 profissionais foram homenageados, indicados por escolhas dos vereadores, como é feito normalmente. O presidente da Câmara, vereador Chaguinha (PTB), comentou sobre a realização da solenidade proposta.

“Nós estamos aqui homenageando os médicos, dentistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Ano passado fizemos essa homenagem em datas separadas, mas ficou corrido. Resolvemos fazer em uma semana só, reunindo todos os segmentos da saúde”, explicou.

Em seu momento de fala, o vereador e médico homenageado, Eriberto Barros, falou sobre a importância da união de todas as profissões para a oferta de uma saúde de qualidade em Picos e região. Para ele, essa interação já está em andamento.

“Outubro é um mês onde essas profissões tão importantes são homenageadas. O que seria da saúde sem o nosso exercício como profissão? Temos evoluído na questão da intercambialidade de informações de diversas profissões”, afirmou.

A presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional 14, Dra. Samara Laine, utilizou seu momento para parabenizar todos os presentes homenageados e relatou a importância de cada setor na sociedade.

“São profissionais importantes no cenário tanto reabilitador, como de educação e promoção de saúde e prevenção de agravos. Gostaria de parabenizar todos os profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional pelo trabalho desempenhado nos indivíduos. Aos meus colegas médicos e odontólogos, pela importância e relevância dentro do contexto da saúde. A saúde é multi e interdisciplinar, não tem o seu caráter concentrado em um único profissional”, frisou a presidente.

O prefeito de Paquetá do Piauí e médico homenageado, Anderson Clayton, resumiu a homenagem como ‘gratificante’ e comentou a felicidade de receber a lembrança como profissional.

“É uma homenagem muito gratificante, mostra que estamos sendo valorizados juntamente com nossas profissionais na área da saúde, seja a medicina, odontologia, fisioterapia e terapia ocupacional. Estamos muito felizes com essa homenagem”, disse.

A terapia ocupacional, área onde, através da funcionalidade humana e de suas ocupações, resgata habilidades perdidas ou reabilitando a novas, ainda não é muito difundida na região. No entanto, a terapeuta Gekeyla Nogueira afirma que é um processo que será, aos poucos, superado e homenagens como esta é o caminho certo.

“É uma grande alegria ser reconhecida pela classe e sociedade em relação à terapia ocupacional e estarmos compartilhando com profissionais de várias classes, onde traz para a nossa sociedade uma grande representação, cada um em suas funções. A terapia ocupacional vem, cada vez mais, desbravando espaços, mostrando o seu potencial enquanto profissão e sua importância. É a partir desses atos e simbologias que mais e mais profissionais estarão se adequando”, destacou a terapeuta.

O fisioterapeuta Edivan Sousa entende que a homenagem representa uma boa visão da Camara Municipal enquanto representante do povo. Segundo o médico, ser reconhecido pela sociedade aumenta a responsabilidade e a vontade de um trabalho melhor.

“É uma satisfação muito grande não só para mim, mas para todos os profissionais que foram homenageados hoje. É sinal de que a Câmara, que representa a população, está reconhecendo o trabalho dos profissionais relacionados à saúde pública. A responsabilidade aumenta. Quando a população dá a devida atenção ao que fazemos, é sinal que estamos fazendo um bom trabalho e ele deve continuar”, pontuou.

Texto: Glenda Leal
Imagens: Jaqueline Figueredo

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais