A presidente Dilma Rousseff (PT) deverá se reunir na próxima semana em Brasília com governadores para discutir um “pacto pela governabilidade”. Dilma busca o apoio principalmente dos líderes nordestinos, reduto eleitoral da petista, para conseguir superar a crise política no país. Mas em troca, os governadores fazem exigências na área econômica.
Representando o Piauí, a governadora em exercício, Margarete Coelho (PP), irá substituir o governador Wellington Dias (PT), que encontra-se em viagem aos Estados Unidos. Ela afirma que será tratado no encontro a aplicação da “Carta de Teresina”, que os governadores elaboraram durante encontro no Piauí.
A governadora também deverá reforçar o convite para uma visita de Dilma ao Estado. A presidente tem alguns títulos de cidadania para receber no Piauí, mas desde o acirramento da crise tem evitado viagens internas. Dilma intensificou a agenda fora do país. Aliados afirmam que a presidente teme vaias, mas teria sido orientada por Lula a viajar pelo Nordeste. O Piauí é considerado um aliado da presidente.
A reunião ocorrerá em meio a um ambiente político e econômico de turbulência. O governo enfrenta dificuldades para aprovar matérias no Congresso e ainda tem sofrido derrotas com a aprovação de projetos que contrariam seus interesses. Na área econômica, o anúncio da redução da meta de superávit provocou reações entre os agentes econômicos, com alta do dólar e risco de rebaixamento da nota do Brasil entre agências internacionais de avaliação de risco.
PAUTA
Na noite desta sexta, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, confirmou que haverá a reunião na próxima semana. Segundo ele, a pauta será decidida na próxima segunda (27/07), durante a reunião da coordenação política – grupo formado por Dilma, o vice-presidente Michel Temer e os ministros mais próximos dela, como o próprio Edinho, Aloizio Mercadante (Casa Civil), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) e Jaques Wagner (Defesa).
“Não estou sabendo [todos os itens da pauta do encontro com os governadores]. Até onde eu sei, ela [Dilma] vai definir a pauta na reunião de coordenação na segunda-feira. Tem uma série de temas a ser tratado pelos governadores, inclusive a questão do ICMS, a repatriação, agora não tem uma pauta definida. Ela vai discutir na reunião de coordenação na segunda-feira.”, afirmou.
REUNIÕES
Desde o início do ano, a presidente manteve uma série de reuniões com governadores no Palácio do Planalto. Na semana passada, por exemplo, ela recebeu na capital os governadores do Sudeste, que manifestaram a ela apoio à reforma do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Em março deste ano, ela se reuniu com os governadores do Nordeste. Na ocasião, eles manifestaram apoio ao governo e se comprometeram a articular com as bancadas dos estados no Congresso Nacional apoio ao ajuste fiscal.
Fonte: O Olho