26.8 C
Jacobina do Piauí
22 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Margarete Coelho irá se reunir com Dilma para discutir pacto pela governabilidade

A presidente Dilma Rousseff (PT) deverá se reunir na próxima semana em Brasília com governadores para discutir um “pacto pela governabilidade”. Dilma busca o apoio principalmente dos líderes nordestinos, reduto eleitoral da petista, para conseguir superar a crise política no país. Mas em troca, os governadores fazem exigências na área econômica.

Representando o Piauí, a governadora em exercício, Margarete Coelho (PP), irá substituir o governador Wellington Dias (PT), que encontra-se em viagem aos Estados Unidos. Ela afirma que será tratado no encontro  a aplicação da “Carta de Teresina”, que os governadores elaboraram durante encontro no Piauí.

A governadora também deverá reforçar o convite para uma visita de Dilma ao Estado. A presidente tem alguns títulos de cidadania para receber no Piauí, mas desde o acirramento da crise tem evitado viagens internas. Dilma intensificou a agenda fora do país. Aliados afirmam que a presidente teme vaias, mas teria sido orientada por Lula a viajar pelo Nordeste. O Piauí é considerado um aliado da presidente.

A reunião ocorrerá em meio a um ambiente político e econômico de turbulência. O governo enfrenta dificuldades para aprovar matérias no Congresso e ainda tem sofrido derrotas com a aprovação de projetos que contrariam seus interesses. Na área econômica, o anúncio da redução da meta de superávit provocou reações entre os agentes econômicos, com alta do dólar e risco de rebaixamento da nota do Brasil entre agências internacionais de avaliação de risco.

PAUTA
Na noite desta sexta, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, confirmou que haverá a reunião na próxima semana. Segundo ele, a pauta será decidida na próxima segunda (27/07), durante a reunião da coordenação política – grupo formado por Dilma, o vice-presidente Michel Temer e os ministros mais próximos dela, como o próprio Edinho, Aloizio Mercadante (Casa Civil), Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) e Jaques Wagner (Defesa).

“Não estou sabendo [todos os itens da pauta do encontro com os governadores]. Até onde eu sei, ela [Dilma] vai definir a pauta na reunião de coordenação na segunda-feira. Tem uma série de temas a ser tratado pelos governadores, inclusive a questão do ICMS, a repatriação, agora não tem uma pauta definida. Ela vai discutir na reunião de coordenação na segunda-feira.”, afirmou.

REUNIÕES
Desde o início do ano, a presidente manteve uma série de reuniões com governadores no Palácio do Planalto. Na semana passada, por exemplo, ela recebeu na capital os governadores do Sudeste, que manifestaram a ela apoio à reforma do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Em março deste ano, ela se reuniu com os governadores do Nordeste. Na ocasião, eles manifestaram apoio ao governo e se comprometeram a articular com as bancadas dos estados no Congresso Nacional apoio ao ajuste fiscal.
Fonte: O Olho

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais